Automobilidade e (in) sustentabilidade: distorções produzidas no princípio da sustentabilidade pela indústria automobilística
Car mobility and (un) sustainability: distortions produced in principle of sustainability for automotive industry

Jose Geraldo Pedrosa, Adriana Maria Tonini, Rosana Rios Corgosinho, Flavia Oliveira Duenhas

Resumo


O artigo trata das relações entre automóvel, automobilidade e (in)sustentabilidade e é produto de pesquisa na emblemática indústria automobilística. A questão da pesquisa que deu origem ao artigo é referente à empresarialização da sustentabilidade, expressão que designa o encontro entre economia e ecologia no mundo dos negócios. A pesquisa foi realizada em documentos e por meio de entrevistas focalizadas individuais com profissionais de alta qualificação que atuam em setores estratégicos de uma multinacional do setor automobilístico. A primeira parte situa a automobilidade e seus impactos ambientais; a segunda parte focaliza o discurso de profissionais da indústria automobilística sobre a (in)sustentabilidade da automobilidade individual e o modo como planejam soluções para que o negócio automotivo não se torne insustentável.

Palavras-chave


Automóvel; Ambiente; (In)sustentabilidade

Texto completo:

PDF

Referências


GIUCI, Guillermo. A vida cultural do automóvel. Tradução Alexandre Martins. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

HORKHEIMER, Max, ADORNO, Theodor Wiesengrund. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

LEFEVRE, Henri. A cidade do capital. Tradução Paulo Editora. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

LEFEVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. Tradução Alcides João de Barros. São Paulo: Ática, 1991.

MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Tradução Giasone Rebuá. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2009.

PACKARD, Vance. Estratégia do desperdício. Tradução Aidano Arruda. São Paulo/SP: Ibrasa, 1965.

WOMACK, James, JONES, Daniel, ROOS, Daniel. A máquina que mudou o mundo. Tradução Ivo Korytowski. Rio de Janeiro, Elsevier, 2004.




DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5972

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.