A educação ambiental crítica na pedagogia: o caso de uma faculdade do sul de Minas
Critical environmental education in pedagogy: the case of a faculty from southern of Minas

Andreia Marcelina Silva Carvalho, Bruno Andrade Pinto Monteiro

Resumo


Esta pesquisa buscou compreender como um curso de Capacitação em Educação Ambiental contribuiu para a formação de estudantes do curso de Pedagogia de uma faculdade do sul de Minas Gerais. Acredita-se que a abordagem da educação ambiental (EA) na formação inicial de professores contribui para a construção de uma postura crítica desses profissionais frente aos problemas ambientais enfrentados pela sociedade. Este trabalho consiste em estudo de caso e para a coleta de dados foram analisados os textos produzidos durante a realização de um Fórum de Educação Ambiental Crítica, relatórios e questionários respondidos pelas cursistas. No tratamento dos dados foram adotadas as técnicas da análise do conteúdo. Os resultados indicam que o curso é uma boa ferramenta para tecer discussões relacionadas à EA, porém, é preciso reestruturar algumas atividades para um melhor aprendizado dos educandos em relação à educação ambiental crítica.

Palavras-chave


Educação ambiental crítica. Formação de professores. Prática pedagógica.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5936

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