A educação ambiental crítica na pedagogia: o caso de uma faculdade do sul de Minas<br>Critical environmental education in pedagogy: the case of a faculty from southern of Minas

Autores

  • Andreia Marcelina Silva Carvalho UFLA
  • Bruno Andrade Pinto Monteiro UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5936

Palavras-chave:

Educação ambiental crítica. Formação de professores. Prática pedagógica.

Resumo

Esta pesquisa buscou compreender como um curso de Capacitação em Educação Ambiental contribuiu para a formação de estudantes do curso de Pedagogia de uma faculdade do sul de Minas Gerais. Acredita-se que a abordagem da educação ambiental (EA) na formação inicial de professores contribui para a construção de uma postura crítica desses profissionais frente aos problemas ambientais enfrentados pela sociedade. Este trabalho consiste em estudo de caso e para a coleta de dados foram analisados os textos produzidos durante a realização de um Fórum de Educação Ambiental Crítica, relatórios e questionários respondidos pelas cursistas. No tratamento dos dados foram adotadas as técnicas da análise do conteúdo. Os resultados indicam que o curso é uma boa ferramenta para tecer discussões relacionadas à EA, porém, é preciso reestruturar algumas atividades para um melhor aprendizado dos educandos em relação à educação ambiental crítica.

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Biografia do Autor

Andreia Marcelina Silva Carvalho, UFLA

Licenciada em Normal Superior e Ciências Biológicas pela Universidade Presidente Antônio Carlos de Campo Belo/MG. Especialista em Educação Ambiental e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras/MG. Departamento de Educação Área "Educação Ambiental", ano de 2016.

Bruno Andrade Pinto Monteiro, UFRJ

Licenciado em Química pela UFRJ. Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências e na Saúde pela UFRJ. Doutor em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ. Professor Adjunto do Campus/UFRJ-MACAÉ

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Publicado

2016-12-09

Como Citar

Carvalho, A. M. S., & Monteiro, B. A. P. (2016). A educação ambiental crítica na pedagogia: o caso de uma faculdade do sul de Minas<br>Critical environmental education in pedagogy: the case of a faculty from southern of Minas. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(3), 230–248. https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5936

Edição

Seção

Artigos