O desafio da gestão ambiental municipal: o caso do programa de educação ambiental de Belém.<br>The challenge of municipal environmental management: the case of the environmental education program of Belém.
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.6048Palavras-chave:
Educação Ambiental. Gestão ambiental. Políticas públicas.Resumo
O Programa de Educação Ambiental de Belém- PEAMB é um importante instrumento de política urbana do ponto de vista da gestão ambiental, pois possibilita a construção de propostas de melhorias para a cidade a partir do diálogo entre o governo e sociedade civil. O Objetivo deste artigo é investigar quais as principais estratégias da Secretaria municipal de meio ambiente de Belém- SEMMA para implementar o PEAMB, apontando limites e possibilidades nesse processo. O Trabalho esta organizado em quatro capítulos os quais abordam a contextualização da construção do programa, no segundo as implicações teóricas, no terceiro é apresentado a descrição do programa e no quarto capítulo são analisados os desafios e aplicabilidade deste. O presente teve início com o levantamento bibliográfico sobre o tema, visitas técnicas, entrevistas. Verificou-se que o principal desafio para execução do PEAMB é a definição de metodologias de operacionalização.Downloads
Referências
ACSELRAD, Henri. Políticas Ambientais e Construção Democrártica. In. O Desafio da Sustentabilidade: um debate socioambiental no Brasil. São Paulo. Editora Perseu Abramo, 2001.
BANUNAS, Ioberto Tatsch. Poder de polícia ambiental e o município. Porto alegre: Sulina, 2003.
BELÉM. Lei nº 655/08, de 30 de julho de 2008. Disponível em: < http://www.belem.pa.gov.br/semaj/app/>. Acesso em 13 junho. 2013.
______ Lei nº.8.767/10, de 21 de julho de 2010. Disponível em: < http://www.belem.pa.gov.br/semaj/app/>. Acesso em 16 julho. 2013.
______ Lei nº 8.899/11, de 26 de dezembro de 2011. Disponível em: < http://www.belem.pa.gov.br/semaj/app/>. Acesso em 13 junho. 2013.
BRASIL, Flávia; SILVA, Gustavo; CARNEIRO, Ricardo; ALMEIDA, Mariana. Gestão democrática das cidades e instituições participativas: tendências no contexto brasileiro recente. Economia Global e Gestão, Lisboa, v.17, n 1, abr. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/> acesso em 16 julho 2013
BRASIL / Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Ambiental; Resolução n. 2, de 15/6/2012, Brasília: MEC, 2012.
DYE, Thomas R. "Mapeamento dos modelos de análise de políticas públicas". In: Políticas públicas e desenvolvimento: bases epistemológicas e modelos de análise. Francisco G. Heidemann e José Francisco Salm, organizadores. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2ª. Edição, 2010.
FARIAS, Rosa Sulaine Silva. Planejamento e Gestão Participativos em Belém-PA: O Congresso da Cidade (2001-2004). 2004. 142 fls. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
GADOTTI, Moacir. Economia Solidária como práxis pedagógica. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade,
poder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. Trad. de Sandra Valenzuela. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
LEFF, Enrique. Discursos Sustentáveis. São Paulo: Cortez Editora, 2010.
LOUREIRO, C.F.B. Sustentabilidade e Educação: Um olhar da ecologia política. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
LOUREIRO, C.F.B. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
NORTH, D.C. Institutions, institutional change and economic performance. Cambridge: University Press, 1990.
PARANAGUÁ, Patrícia [et al.]. Belém Sustentável. Belém: Imazon, 2003.
Programa de Educação Ambiental para Belém- PEAMB, de junho de 2004. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/port/sdi/ea/eaufs/legis/pa/PrMEA_belem.pdf >. Acesso em 13 de junho de 2013.
SILVA, M.G. Questão ambiental e desenvolvimento sustentável: um desafio ético-político ao serviço social. São Paulo: Cortez Editora, 2010.
TOLEDO, A.; L. WINDT, M. C. S.; CÉSPEDES, L. (org.). Vade Mecum Saraiva. São Paulo: Editora Saraiva, 2007.
TOYOSHIMA, Silvia Harumi. Instituições e desenvolvimento econômico: uma análise crítica das idéias de Douglass North. Estudos Econômicos, São Paulo, 1999.
VITTE, Claudete de Castro Silva; KEINERT, Tânia Margarete Mezzomo. Qualidade de vida, planejamento e gestão urbana: discussões teórico-metodológicas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.