Água e sustentabilidade em debate
intervenção pedagógica no alto sertão sergipano
DOI:
https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19404Palavras-chave:
Educação ambiental, Padlet, Prática Pedagógica.Resumo
Esta intervenção surgiu a partir de uma prática pedagógica, de uma atividade de reflexão crítica e intervenção pedagógica, comprometida com a promoção da sustentabilidade, da justiça social e da equidade no acesso à água. Assim, o objetivo foi analisar a percepção e o engajamento dos estudantes das turmas do 8º ano da Escola Municipal Tiradentes, turno matutino, diante da problemática da escassez hídrica na região do semiárido sergipano. Totalizou-se 72 respostas no Padlet, 66 coerentes com a atividade que foram categorizadas em 8 (oito) grupos principais: 16 respostas sobre possibilidades de captação de água da chuva; 15 sobre Educação e conscientização; 10 acerca da gestão pública e políticas; 6 sobre o reuso da água; 6 outras temáticas; 5 exemplos de consumo consciente; 4 propostas sobre saneamento básico e 4 considerando a preservação ambiental. O discurso coletivo, crítico e comprometido demonstrado pelos estudantes indica que os objetivos pedagógicos e sociais foram alcançados.
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