Água e sustentabilidade em debate

intervenção pedagógica no alto sertão sergipano

Autores

  • Ismael de Almeida Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora da Glória-SE
  • Marcondes Costa Dantas Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora da Glória-SE

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19404

Palavras-chave:

Educação ambiental, Padlet, Prática Pedagógica.

Resumo

Esta intervenção surgiu a partir de uma prática pedagógica, de uma atividade de reflexão crítica e intervenção pedagógica, comprometida com a promoção da sustentabilidade, da justiça social e da equidade no acesso à água. Assim, o objetivo foi analisar a percepção e o engajamento dos estudantes das turmas do 8º ano da Escola Municipal Tiradentes, turno matutino, diante da problemática da escassez hídrica na região do semiárido sergipano. Totalizou-se 72 respostas no Padlet, 66 coerentes com a atividade que foram categorizadas em 8 (oito) grupos principais: 16 respostas sobre possibilidades de captação de água da chuva; 15 sobre Educação e conscientização; 10 acerca da gestão pública e políticas; 6 sobre o reuso da água; 6 outras temáticas; 5 exemplos de consumo consciente; 4 propostas sobre saneamento básico e 4 considerando a preservação ambiental. O discurso coletivo, crítico e comprometido demonstrado pelos estudantes indica que os objetivos pedagógicos e sociais foram alcançados.

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Biografia do Autor

Ismael de Almeida, Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora da Glória-SE

Tutor do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental e Justiça Climática em 2025, Coordenador Pedagógico pela Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora da Glória. Licenciado em Ciências Biológicas (UFS/2015). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PPGCIMA/UFS/2017).

Marcondes Costa Dantas, Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora da Glória-SE

Estudante do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental e Justiça Climática em 2025, Coordenador Pedagógico pela Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora da Glória.

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Publicado

2025-08-15

Como Citar

de Almeida, I., & Costa Dantas, M. (2025). Água e sustentabilidade em debate: intervenção pedagógica no alto sertão sergipano. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(2), 341–360. https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19404

Edição

Seção

Educação Ambiental e Justiça Climática no Nordeste - Relatos de Experiências