Mudanças Climáticas e as Pessoas com Deficiência Visual: reflexões sobre a (in)acessibilidade na Informação e na Comunicação<br>Climate Change and the People with Visual Deficiency: reflections on (in) accessibility in Information and Communication<br>Cambios Climáticos y las Personas con Discapacidad Visual: reflexiones sobre la (in) accesibilidad en la Información y la Comunicación

Autores

  • Giselly Gomes Universidade Federal de Mato Grosso
  • Michèle Sato Universidade Federal de Mato Grosso
  • Regina Aparecida da Silva Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i1.8706

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Justiça Climática, Pessoas com Deficiência Visual.

Resumo

Diante das previsões alarmantes sobre as mudanças climáticas, preparar a população ao enfrentamento dessas ameaças perpassa pela compreensão sobre o assunto, resguardando o direito ao acesso à informação e à comunicação. Neste sentido, este artigo traz reflexões quanto à (in)acessibilidade entre pessoas com deficiência visual (PcDV), buscando compreender o contexto de vulnerabilidades, que inviabilizam a participação social deste grupo no debate climático. À luz da Cartografia do Imaginário, um estudo bibliográfico e entrevistas semiestruturadas com 11 PcDV, em Cuiabá-MT, revelam não apenas as negligências que acometem essas pessoas, como também anunciam táticas de superação a invisibilidade social, potencializadas pela articulação entre a educação ambiental e a justiça climática. In the face of alarming predictions about climate change, to prepare the population to confront these threats runs through the understanding of the subject, safeguarding the right to access to information and to communication. In this sense, this article reflects on the (in) accessibility among people with visual impairment (PwVI), aiming to understand the context of vulnerabilities, which makes the participation of this group unfeasible in the climate debate. In the light of the Imaginary Cartography, a bibliographic study and semi structured interviews with 11 PwVI, in Cuiabá-MT, reveal not only the negligence that assail these people, as well as announce tactics of overcoming the social invisibility, strengthened by articulation between the environmental education and climate justice. Ante las previsiones alarmantes sobre el cambio climático, preparar la población al enfrentamiento de esas amenazas atraviesa la comprensión sobre el tema, resguardando el derecho al acceso a la información y a la comunicación. En este sentido, este artículo trae reflexiones sobre la (in) accesibilidad entre personas con discapacidad visual (PcDV), como forma de comprender el contexto de vulnerabilidades que hacen invisibles la participación social de este grupo en el debate climático. A la luz de la Cartografía del Imaginario, un estudio bibliográfico y entrevistas semiestructuradas con un grupo de 11 PcDV, en Cuiabá-MT, revelan no solamente negligencias que acometen esas personas, pero también anuncian tácticas de superación a la invisibilidad social, potenciadas por la articulación entre la educación ambiental y la justicia climática.

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Biografia do Autor

Giselly Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com Especialização em Instrumentalização e Dinâmica dos Conteúdos de Ciências Naturais no Ensino Médio/UFMT, Mestrado em Educação pela UFMT, com pesquisa desenvolvida na linha Educação e Meio Ambiente, e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Educação da UFMT.

Michèle Sato, Universidade Federal de Mato Grosso

licenciada em Ciências Biológicas (São Paulo: UNISA, 1982), mestre em Filosofia (Norwich: University of East Anglia, 1992), doutora em ciências (São Carlos: UFSCar, 1997), pós-doutorado em Educação (Université du Quèbec à Montréal, Canadá, 2007), pós-doutorado em educação na Universidade A Coruña, Espanha, 2014).

Regina Aparecida da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em licenciatura em ciências biológicas e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2011) e pós-doutorado em Educação pela UFMT.

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

Gomes, G., Sato, M., & Silva, R. A. da. (2019). Mudanças Climáticas e as Pessoas com Deficiência Visual: reflexões sobre a (in)acessibilidade na Informação e na Comunicação<br>Climate Change and the People with Visual Deficiency: reflections on (in) accessibility in Information and Communication<br>Cambios Climáticos y las Personas con Discapacidad Visual: reflexiones sobre la (in) accesibilidad en la Información y la Comunicación. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(1), 129–145. https://doi.org/10.14295/remea.v36i1.8706

Edição

Seção

Artigos