Concepções de alunos do Ensino Fundamental acerca dos resíduos sólidos urbanos, Educação Ambiental e mudanças climáticas

Autores

  • Rodrigo de Souza Poletto Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Regiele dos Santos Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Rosa Shizue Abe Contardi Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Lucken Bueno Lucas Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.15714

Palavras-chave:

Sensibilização Ambiental, Crise Climática, sequência de aulas

Resumo

Esta pesquisa objetivou investigar concepções de alunos sobre Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), Educação Ambiental e correlações com mudanças climáticas. Para tanto,elaborou-se uma sequência didática a estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental de um colégio estadual no Paraná, para promover a Educação Ambiental. Os dados foram obtidos pela aplicação de questionários diagnósticos (inicial e final), com respostas classificadas em três categorias: “Noções de conceitos relacionados a RSU”, “Nível de consciência dos alunos” e “Indícios de mudança de comportamento dos alunos”,analisados conforme a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados mostraramque a intervenção pedagógica propiciou ampliação de conhecimentos e sensibilização sobre Recursos Sólidos Urbanos e Educação Ambiental. Houve sinais de uma nova compreensão por parte dos alunos face à necessidade da preservação ambiental, além da contribuição para amenizar as mudanças climáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo de Souza Poletto, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Biólogo formado na UNESP de Assis, Mestre e Doutor em Ciências Biológicas pela UNESP de Botucatu. Atualmente é professor da UENP no curso de Ciências Biológicas, no Mestrado de Agronomia e no Mestrado em Ensino. Desenvolve pesquisas em Botânica, Ensino de Botânica, Ensino de Ciências e Educação Ambiental.

Regiele dos Santos, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Bolsista PIBID de 2016 a 2017. Graduada em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, em 2018. Atua na área da Saúde, em diagnóstico por imagem.

Rosa Shizue Abe Contardi, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Mestre em Ensino pelo PPGEN – UENP- Campus Cornélio Procópio- PR. Graduada em Licenciatura em Ciências – Habilitação em Matemática pela FAFI - Cornélio Procópio. Professora de Ciências e Biologia da rede pública do estado do Paraná.

Lucken Bueno Lucas, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Biólogo, mestre e doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Referências

ALVES, Dayanne da Silvaet al. Educação Ambiental crítica: uma proposta para a formação de agentes ambientais no âmbito da educação básica. Revista da SBEnBio, v. 3, n. 9, p. 2120- 2131, 2016.

ANDREOLI, Fabiana de Nadate tal. Resíduos sólidos: origem, classificação e soluções para destinação final adequada. Agrinho, 03 set. 2014. Disponível em: http://www.agrinho.com.br/site/wp-content/uploads/2014/09/32_Residuos-solidos.pdf. Acesso em: 05 jul. 2018.

ARTAXO, Paulo. Mudanças Climáticas e o Brasil. Revista USP, v. 1, p. 8-12, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i103p8-12

ARTAXO, Paulo; COUTINHO, Sonia Maria Viggiani. Complexidade científica das mudanças climáticas e os acordos internacionais. In: JACOBI, Pedro Robertoet al. (Orgs.). Temas atuais em mudanças climáticas: para os ensinos fundamental e médio. São Paulo: Editora da USP, 2015, p. 7-11.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Ed. Porto, 1994.

BRANCO, Sandra. Educação ambiental: metodologia e prática de ensino. Rio de Janeiro: Ed. Dunya, 2004.

BRASIL. Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2010. Disponível em: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/a3p/eixos-tematicos/gest%C3%A3o-adequada-dos-res%C3%ADduos. Acesso em: 05 jul. 2018.

BRASIL. Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Administração Pública.Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2014.

CARVALHO, Isabel Cristinade Moura. Educação Ambiental: A formação do sujeito ecológico. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

CAVALCANTE, Márcio Balbino. O papel da Educação Ambiental na era do desenvolvimento (in) sustentável. Revista Educação Ambiental em Ação,v. 10, n. 36, 04 jun. 2011. Disponível em:https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1018.Acesso em: 25 set. 2018.

CUNHA, Valeriana; CAIXETA FILHO, José Vicente. Gerenciamento da coleta de resíduos sólidos urbanos: estruturação e aplicação de modelo não-linear de programação por metas. Gestão e Produção, v. 9, n. 2, p. 143-161, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2002000200004

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 3. ed. São Paulo: Gaia, 1994.

FARIA, Kamila Krinskiet al. Compostagem e minhocário: uma alternativa pedagógica para sensibilização sobre a problemática dos resíduosorgânicos. In: CRISOSTIMO, Ana Lúcia; KIEL, Cristiane Aparecida; BARBOZA, Marcos Roberto (Orgs.). Saberes da escola: roteiros metodológicos de ciências e biologia. Guarapuava: Editora UNICENTRO, 2015, p. 131-144.

FERREIRA, Juliana Mazzeti et al. A destinação do lixo e a importância da educação ambiental no Ensino Fundamental. Diálogo e Interação, v. 7, p. 01-11, 2013.

GARCIA, ReginaLeite. Educação Ambiental-uma questão mal colocada. Cadernos Cedes Educação Ambiental, Campinas, Papirus, v. 29, p. 31-37, 1993.

GONZALEZ-GAUDIANO, Edgar Javier; MEIRA-CARTEA, PabloÁngel. Environmental education under siege: Climate radicality. The Journal of Environmental Education, v. 50, n. 4-6, p. 386-402, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/00958964.2019.1687406

GUERRA, Isabel Carvalho. Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: sentidos e formas de uso. Portugal: Principia Editora, 2006

MAZUREK, Daniel; KATAOKA, Adriana Massaê. Avaliação da concepção de Educação Ambiental em um Colégio do Campo. In: ENCONTRO ANNUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 25., Anais [...], v.2, n.1, Guarapuava, 2016.

LIMA, Fabiana Custódio de; KRAUSE, Letícia Martins; POLETTO, Rodrigo de Souza. O uso de ações extensionistas em resíduos sólidos urbanos no ensino médio das escolas de Cornélio Procópio-Pr. Revista Vivências, v. 13, n. 24, p. 343-353, 2017.

LIMA, Marina Sobreira da Costa; RODRIGUES, Débora de Lima; BARRETO, Maurílio Kaique; LIMA, Maria Nájela de Oliveira; MAIA, Paula Dayane Silva; OLIVEIRA, Camila Tâmires Alves. A Educação Ambiental como uma ferramenta para a conservação do meio ambiente. Open Science Research X: Editora Científica Digital, v.10, p.1842-1856, 2023. Doi: 10.37885/230111762. DOI: https://doi.org/10.37885/230111762

MEDEIROS, Aurélia Barboa et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, p. 1-17, 2011. Disponível em: http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/a-importancia-da-educacao-ambiental-na-escola-nas-series-iniciais.pdf. Acesso em: 30 ago. 2018.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. CONSUMO SUSTENTÁVEL: Manual de educação. Brasília: Consumers International/ MMA/ MEC/ IDEC, 2005. 160 p.

MOUSINHO, Patrícia. Glossário. In: TRIGUEIRO, A. (Coord.) Meio ambiente no século 21. Rio de Janeiro: Sextante, 2003, p. 350.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. Disponível em: http://www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/include/getdoc. php?id=801&article=154&mode=pdf Acesso em: 12 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009

PIRES, Álvaroet al. Échantillonnage et recherche qualitative: essai théorique et méthodologique. La recherche qualitative. Enjeuxépistémologiques et méthodologiques, Paris, p. 113-169, 1997

RODRIGUES, Carla Manoela Costa; DANTAS, Marcelo Campêlo. A perspectiva discente sobre os resíduos sólidos em uma escola do semiárido nordestino. AMBIENTE & EDUCAÇÃO: Revista de Educação Ambiental, v. 23, n. 1, p. 122-139, 2018. DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.6697

ROOS, Alana; BECKER, Elsbeth LeiaSpod. Educação Ambiental e Sustentabilidade. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental REGET/UFSM, v. 5, n. 5, p. 857-866, 2012. DOI: https://doi.org/10.5902/223611704259

ROTH, B. W.; ISAIA, E. M. B. I.; ISAIA, T. Destinação final dos resíduos sólidos urbanos. Ciência e Ambiente, n. 18, p. 25-40, jan./jun. 1999.

SATO, Michèle. Educação Ambiental. São Carlos: RiMa, 2003.

SABIÁ, Irene Rosa. A escola e a educação ambiental: relato de experiências. In: CASCINO, Fábio; JACOBI, Pedro Roberto; OLIVEIRA, José Fláviode (Orgs.). Educação, Meio Ambiente e Cidadania: Reflexões e experiências. São Paulo: SMA/CEAM, 1998, p. 25-26.

SWERTS, Leila Affonso. Não ao lixo marinho. Ministério do Meio Ambiente, 2015. Disponível em: http://www.mma.gov.br/informma/item/8685-n%C3%A3o-ao-lixo-marinho. Acesso em: 22 ago. 2018.

TAIBO, Carlos. Colapso: capitalismo terminal, transição ecossocial, ecofascismo. Tradução de Marília Andrade Torales Campos e Andréa Macedônio de Carvalho. Curitiba: Ed. UFPR, 2019.

Downloads

Publicado

2025-04-17

Como Citar

Poletto, R. de S., Santos, R. dos, Shizue Abe Contardi, R., & Bueno Lucas, L. (2025). Concepções de alunos do Ensino Fundamental acerca dos resíduos sólidos urbanos, Educação Ambiental e mudanças climáticas. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(1), 385–404. https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.15714