Concepções de alunos do Ensino Fundamental acerca dos resíduos sólidos urbanos, Educação Ambiental e mudanças climáticas
DOI:
https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.15714Palavras-chave:
Sensibilização Ambiental, Crise Climática, sequência de aulasResumo
Esta pesquisa objetivou investigar concepções de alunos sobre Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), Educação Ambiental e correlações com mudanças climáticas. Para tanto,elaborou-se uma sequência didática a estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental de um colégio estadual no Paraná, para promover a Educação Ambiental. Os dados foram obtidos pela aplicação de questionários diagnósticos (inicial e final), com respostas classificadas em três categorias: “Noções de conceitos relacionados a RSU”, “Nível de consciência dos alunos” e “Indícios de mudança de comportamento dos alunos”,analisados conforme a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados mostraramque a intervenção pedagógica propiciou ampliação de conhecimentos e sensibilização sobre Recursos Sólidos Urbanos e Educação Ambiental. Houve sinais de uma nova compreensão por parte dos alunos face à necessidade da preservação ambiental, além da contribuição para amenizar as mudanças climáticas.
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