Programa de Iniciação a Docência (PIBID): contribuições para a inserção da EA no contexto escolar

Autores

  • Adriana Massaê Kataoka Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Lucia Suriani Affonso Universidade Federal de São Carlos.
  • Daniela de Almeida dos Santos Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO.
  • Daniely Bini dos Santos Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO.
  • Juliana Mara Antonio Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5551

Palavras-chave:

escola, interdisciplinaridade, formação inicial e continuada.

Resumo

O presente artigo faz uma reflexão em torno da trajetória do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) Interdisciplinar em Meio Ambiente ao abordar a temática ambiental sob a ótica da interdisciplinaridade. Procurou-se desenvolver a reflexão sob os aspectos relacionados à inserção da Educação Ambiental (EA) no âmbito escolar, construindo a interdisciplinaridade a partir do tema meio ambiente; refletir sobre o olhar da Biologia frente a esses desafios e discutir sobre a contribuição do PIBID em relação à formação inicial e continuada. O trabalho utilizou questionário, entrevistas e observação participativa para entender como todos os aspectos mencionados emergem das ações e vivências desse grupo PIBID. Verificou-se que Programas dessa natureza revelam um grande potencial para a inserção da EA no contexto escolar por meio de uma perspectiva interdisciplinar e crítica, além de indiretamente contribuir com a formação inicial e continuada em EA dos envolvidos. O Programa também aproximou a Universidade da escola, diminuindo a distância entre a produção acadêmica sobre EA e a escola e também propiciou uma produção conjunta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Massaê Kataoka, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos.

Ana Lucia Suriani Affonso, Universidade Federal de São Carlos.

Doutora em. Ciências pela Universidade Federal de São Carlos.

Daniela de Almeida dos Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO.

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO.

Daniely Bini dos Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO.

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO.

Juliana Mara Antonio, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO.

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO.

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

Kataoka, A. M., Affonso, A. L. S., Santos, D. de A. dos, Santos, D. B. dos, & Antonio, J. M. (2015). Programa de Iniciação a Docência (PIBID): contribuições para a inserção da EA no contexto escolar. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(2), 361–379. https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5551

Edição

Seção

Seção Especial: XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (FINALIZADO)