Educação Ambiental na preservação de patrimônios culturais: relato de experiência na formação inicial e continuada de professores
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5542Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Ambiental, Patrimônio.Resumo
O presente trabalho apresenta reflexões sobre as ações de educação ambiental (EA) por meio de processos formativos de professores, no âmbito de dois projetos articulados de pesquisa e extensão universitária, os quais objetivam a produção de conhecimentos sobre o patrimônio cultural e ambiental da região centro-sul do Paraná. Os sujeitos envolvidos são: professores da educação básica e da universidade, alunos dos diferentes níveis de ensino e a equipe pedagógica escolar. Cada escola possui o seu projeto institucional. A análise prioriza a metodologia qualitativa, as quais revelam que as atividades promovem: Interação Universidade-Educação básica; Contribuição da escola na formação científica, cidadã e na educação ambiental contextualizada; Interdisciplinaridade; Autonomia do professor na produção do conhecimento. Entre as dificuldades está à superação da concepção instrumental de formação, ainda presente nas instituições escolares.Downloads
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Publicado
2015-12-09
Como Citar
Gomes, M. de F. V. B., & Haureko, C. (2015). Educação Ambiental na preservação de patrimônios culturais: relato de experiência na formação inicial e continuada de professores. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(2), 244–265. https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5542
Edição
Seção
Seção Especial: XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (FINALIZADO)