Educação Ambiental na preservação de patrimônios culturais: relato de experiência na formação inicial e continuada de professores

Autores

  • Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes UNICENTRO
  • Cecilia Haureko UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5542

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Ambiental, Patrimônio.

Resumo

O presente trabalho apresenta reflexões sobre as ações de educação ambiental (EA) por meio de processos formativos de professores, no âmbito de dois projetos articulados de pesquisa e extensão universitária, os quais objetivam a produção de conhecimentos sobre o patrimônio cultural e ambiental da região centro-sul do Paraná. Os sujeitos envolvidos são: professores da educação básica e da universidade, alunos dos diferentes níveis de ensino e a equipe pedagógica escolar. Cada escola possui o seu projeto institucional. A análise prioriza a metodologia qualitativa, as quais revelam que as atividades promovem: Interação Universidade-Educação básica; Contribuição da escola na formação científica, cidadã e na educação ambiental contextualizada; Interdisciplinaridade; Autonomia do professor na produção do conhecimento. Entre as dificuldades está à superação da concepção instrumental de formação, ainda presente nas instituições escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, UNICENTRO

Professora Graduação e Pós-Graduação em Geografia da UNICENTRO. Coordenadora do Projeto Tecendo Rede de Saberes Ambientais, do Programa Novos Talentos (CAPES) e orientadora do Pibid disciplinar de Geografia e Interdisciplinar.

Cecilia Haureko, UNICENTRO

Professora Graduação e Pós-Graduação em Geografia da UNICENTRO. Coordenadora do Projeto Patrimônio Cultural e Ambiental na Região Centro-Sul do Paraná e coordenadora de área do Pibid Geografia.

Downloads

Publicado

2015-12-09

Como Citar

Gomes, M. de F. V. B., & Haureko, C. (2015). Educação Ambiental na preservação de patrimônios culturais: relato de experiência na formação inicial e continuada de professores. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(2), 244–265. https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5542

Edição

Seção

Seção Especial: XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA