Programa de Iniciação a Docência (PIBID): contribuições para a inserção da EA no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5551Palavras-chave:
escola, interdisciplinaridade, formação inicial e continuada.Resumo
O presente artigo faz uma reflexão em torno da trajetória do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) Interdisciplinar em Meio Ambiente ao abordar a temática ambiental sob a ótica da interdisciplinaridade. Procurou-se desenvolver a reflexão sob os aspectos relacionados à inserção da Educação Ambiental (EA) no âmbito escolar, construindo a interdisciplinaridade a partir do tema meio ambiente; refletir sobre o olhar da Biologia frente a esses desafios e discutir sobre a contribuição do PIBID em relação à formação inicial e continuada. O trabalho utilizou questionário, entrevistas e observação participativa para entender como todos os aspectos mencionados emergem das ações e vivências desse grupo PIBID. Verificou-se que Programas dessa natureza revelam um grande potencial para a inserção da EA no contexto escolar por meio de uma perspectiva interdisciplinar e crítica, além de indiretamente contribuir com a formação inicial e continuada em EA dos envolvidos. O Programa também aproximou a Universidade da escola, diminuindo a distância entre a produção acadêmica sobre EA e a escola e também propiciou uma produção conjunta.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-12-11
Como Citar
Kataoka, A. M., Affonso, A. L. S., Santos, D. de A. dos, Santos, D. B. dos, & Antonio, J. M. (2015). Programa de Iniciação a Docência (PIBID): contribuições para a inserção da EA no contexto escolar. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(2), 361–379. https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5551
Edição
Seção
Seção Especial: XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (FINALIZADO)