FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES, DEFICIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS

Autores

  • Monica Lopes Folena Araújo UFRPE
  • Maria Marly de Oliveira UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3849

Palavras-chave:

Formação inicial, Formação continuada, Professores de Biologia, Educação Ambiental.

Resumo

Este trabalho caracteriza-se como um estudo de caso realizado com professores de Biologia de escolas públicas e privadas de Recife/PE e que são mestrandos de um Programa de Pósgraduação em Ensino das Ciências. O objetivo geral do mesmo é analisar a formação inicial e continuada destes docentes em relação à Educação Ambiental. A entrevista foi escolhida como instrumento de coleta de dados. Os resultados apontam para a carência de formação inicial e continuada que prepare os professores para o trabalho com a temática ambiental, o que representa dificuldade para o desenvolvimento da Educação Ambiental na escola como sugerem documentos oficiais. Algumas estratégias citadas para melhorar a formação dos professores são: interdisciplinaridade, conscientização, debates e pesquisa em Educação Ambiental.

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Biografia do Autor

Monica Lopes Folena Araújo, UFRPE

Mestranda em Ensino das Ciências (UFRPE), Prof. Dep. de Educação da UFRPE, grupo de pesquisa Formação de Professores.

Maria Marly de Oliveira, UFRPE

PhD em Educação (Universidade de Sherbrooke), Prof. do Mestrado em Ensino das Ciências da UFRPE

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Publicado

2013-09-12

Como Citar

Araújo, M. L. F., & Oliveira, M. M. de. (2013). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES, DEFICIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 20. https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3849