Trabalho de conclusão de curso como material de análise
compromissos e valores ambientais de especialistas em educação ambiental em formação
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14879Palavras-chave:
análise crítica do discurso, significado identificacional, especialização, formação, sustentabilidade.Resumo
A Análise Crítica do Discurso promove a articulação entre linguagem e sociedade considerando a possibilidade de transformação social a partir das estruturas de poder existentes. Os processos de formação em educação ambiental se constituem como uma prática social passível de investigação acadêmica que se materializa por meio de eventos sociais como a produção de trabalhos de conclusão de curso. No corpus desse artigo, investigamos os compromissos e valores ambientais de especialistas em educação ambiental presentes nos seus textos acadêmicos. Foram analisados sete Trabalhos de Conclusão de Curso com temas emergentes no campo da educação ambiental que permitiram identificar compromissos com os territórios e problemáticas ambientais locais em textos comprometidos com a transformação social. Valores de preservação ambiental em diálogo com as tradições e com as culturas marcaram os textos. Reafirma-se comprometimentos da educação ambiental com a sustentabilidade. Contudo, não foram observados modos de identificação com políticas contemporâneas de sustentabilidade.
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