Trabalho de conclusão de curso como material de análise

compromissos e valores ambientais de especialistas em educação ambiental em formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14879

Palavras-chave:

análise crítica do discurso, significado identificacional, especialização, formação, sustentabilidade.

Resumo

A Análise Crítica do Discurso promove a articulação entre linguagem e sociedade considerando a possibilidade de transformação social a partir das estruturas de poder existentes. Os processos de formação em educação ambiental se constituem como uma prática social passível de investigação acadêmica que se materializa por meio de eventos sociais como a produção de trabalhos de conclusão de curso.  No corpus desse artigo, investigamos os compromissos e valores ambientais de especialistas em educação ambiental presentes nos seus textos acadêmicos. Foram analisados sete Trabalhos de Conclusão de Curso com temas emergentes no campo da educação ambiental que permitiram identificar compromissos com os territórios e problemáticas ambientais locais em textos comprometidos com a transformação social. Valores de preservação ambiental em diálogo com as tradições e com as culturas marcaram os textos. Reafirma-se comprometimentos da educação ambiental com a sustentabilidade. Contudo, não foram observados modos de identificação com políticas contemporâneas de sustentabilidade.

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Biografia do Autor

Leandro Barbosa Campos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando no Programa de Educação em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto Nutes - Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Email: leandroaage@gmail.com

Laísa Maria Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora e Professora do Laboratório de Limnologia, Departamento de Ecologia, Instituto de Biologia –Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde –NUTES/UFRJ e Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação –NUPEM/UFRJ. E-mail: laisa@biologia.ufrj.br

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Campos, L. B., & Freire, L. M. (2022). Trabalho de conclusão de curso como material de análise: compromissos e valores ambientais de especialistas em educação ambiental em formação. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(3), 248–267. https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14879

Edição

Seção

Dossiê temático: Produção acadêmica em Educação Ambiental