Noções Foucaultianas para o campo da Educação Ambiental

tensionando verdades

Autores

  • Bárbara Hees Garré Professora Pemanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL) - Câmpus Pelotas https://orcid.org/0000-0002-6229-1603

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.12439

Resumo

RESUMO: O presente texto refere-se a um recorte de tese de doutorado que teve como propósito analisar de que modo a revista Veja coloca em funcionamento e potencializa o dispositivo da Educação Ambiental no século XXI. Aqui, em especial, o foco de discussões situa-se em mapear conceitos muito potentes que subsidiaram a pesquisa. Desse modo, a sistematização situa-se em algumas discussões importantes sobre o pensamento do filósofo francês Michel Foucault que se constituem como ferramentas analíticas para o campo da Educação Ambiental. A intenção do trabalho é provocar o leitor a pensar no modo pelo qual a mídia vem atuando como uma pedagogia cultural e, dessa maneira, ensinando as formas corretas de ser, pensar e agir frente às questões ambientais. Como metodologia, utiliza-se de algumas ferramentas foucaultianas da análise do discurso. Problematiza os processos de subjetivação imbricados nas tramas de um dispositivo que é cada vez mais potente e incide sobre a vida dos sujeitos na atualidade.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Michel Foucault; Dispositivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Hees Garré, Professora Pemanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL) - Câmpus Pelotas

Doutora em Educação Ambiental (FURG). Pedagoga (UCPEL). Professora pesquisadora do GEECAF. Professora da Licenciatura em Computação do IFSUL (Câmpus Pelotas). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL) - Câmpus Pelotas.

Downloads

Publicado

2021-04-23

Como Citar

Garré, B. H. (2021). Noções Foucaultianas para o campo da Educação Ambiental: tensionando verdades. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(1), 138–157. https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.12439