Noções Foucaultianas para o campo da Educação Ambiental
tensionando verdades
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.12439Resumo
RESUMO: O presente texto refere-se a um recorte de tese de doutorado que teve como propósito analisar de que modo a revista Veja coloca em funcionamento e potencializa o dispositivo da Educação Ambiental no século XXI. Aqui, em especial, o foco de discussões situa-se em mapear conceitos muito potentes que subsidiaram a pesquisa. Desse modo, a sistematização situa-se em algumas discussões importantes sobre o pensamento do filósofo francês Michel Foucault que se constituem como ferramentas analíticas para o campo da Educação Ambiental. A intenção do trabalho é provocar o leitor a pensar no modo pelo qual a mídia vem atuando como uma pedagogia cultural e, dessa maneira, ensinando as formas corretas de ser, pensar e agir frente às questões ambientais. Como metodologia, utiliza-se de algumas ferramentas foucaultianas da análise do discurso. Problematiza os processos de subjetivação imbricados nas tramas de um dispositivo que é cada vez mais potente e incide sobre a vida dos sujeitos na atualidade.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Michel Foucault; Dispositivo.
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