O PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: TRAJETÓRIA DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

Autores

  • Angélica Góis Müller Morales Universidade Federal do Paraná (UFPR).

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3554

Palavras-chave:

cursos de especialização, profissionais em educação ambiental e universidade.

Resumo

A instituição universitária como um centro de investigação, apresenta-se como um núcleo importante para a formação em educação ambiental, principalmente na (re)organização e no diálogo dos saberes com o intuito de aproximar-se dos problemas sócio-ambientais da sociedade. Por sua vez, a pós-graduação, percebida como um centro de produção de conhecimento mais aberto à incorporação interdisciplinar da dimensão ambiental, constitui-se uma das principais vias de acesso à educação ambiental, principalmente pela oferta de novos cursos de “lato-sensu”, do tipo especialização. Destarte, este artigo tem o propósito de tecer discussões acerca da instituição universitária, no sentido de debater sua função e refletir sobre seu papel na formação em educação ambiental, direcionado principalmente aos cursos de especialização, com o intuito de analisá-los e compreendê-los. Desta forma, realizou-se um mapeamento dos cursos de especialização em educação ambiental no contexto brasileiro, o que percebe que há um número significativo de profissionais de diversas áreas de conhecimento que buscam a oportunidade de aprofundar e consolidar sua prática profissional,bem como de uma discussão mais ampla entre sociedade e natureza.

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Biografia do Autor

Angélica Góis Müller Morales, Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestra em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e doutora do Programa Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado

2013-04-29

Como Citar

Morales, A. G. M. (2013). O PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: TRAJETÓRIA DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3554