BRINCANDO ENTRE IGAPÓS: A ÁGUA NA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TUPÉ, MANAUS/AM
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3323Palavras-chave:
percepção ambiental, crianças, recursos hídricos, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Tupé.Resumo
Em face da necessidade de se desenvolver trabalhos específicos na área de percepção social da água, foi proposto neste artigo investigar a relação das crianças da escola São João do Tupé, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Tupé, com a água, partindo da compreensão sobre esse recurso em seu cotidiano. Para serem traçados os caminhos da pesquisa, sua estratégia e procedimentos, recorremos a Geografia Humanística, tendo como principais instrumentos de campo a Pesquisa Participativa e como fonte de informações, foram utilizados os depoimentos e a confecção de desenhos pelas crianças da escola. A caracterização da casa próxima ao rio, da chuva, da “poluição” e até mesmo o uso da água nos afazeres domésticos foram as gravuras mais constantes. Os resultados apontaram que a percepção das águas ocorre a partir das atividades que se desenvolvem na comunidade, como a pesca, as brincadeiras, trabalho e lazer e, sobretudo o rio surge como um parceiro presente na lida diária, no sustento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-02-20
Como Citar
Costa, T. V. da, Santos, J. L. dos, Barros, S. da S., Carvalho, S. M. S. de, & Pinheiro, A. M. (2013). BRINCANDO ENTRE IGAPÓS: A ÁGUA NA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TUPÉ, MANAUS/AM. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3323
Edição
Seção
Artigos