BRINCANDO ENTRE IGAPÓS: A ÁGUA NA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TUPÉ, MANAUS/AM

Autores

  • Tiago Viana da Costa Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis/Ibama, Manaus, AM.
  • Jerfferson Lobato dos Santos Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis/Ibama, Manaus, AM.
  • Solange da Silva Barros Universidade Federal do Amazonas, Ufam, Manaus/AM.
  • Simone Marcela Souza de Carvalho Universidade Federal do Amazonas, Ufam, Manaus/AM.
  • Antônia Morais Pinheiro Ministério da Defesa/ Exército Brasileiro.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3323

Palavras-chave:

percepção ambiental, crianças, recursos hídricos, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Tupé.

Resumo

Em face da necessidade de se desenvolver trabalhos específicos na área de percepção social da água, foi proposto neste artigo investigar a relação das crianças da escola São João do Tupé, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Tupé, com a água, partindo da compreensão sobre esse recurso em seu cotidiano. Para serem traçados os caminhos da pesquisa, sua estratégia e procedimentos, recorremos a Geografia Humanística, tendo como principais instrumentos de campo a Pesquisa Participativa e como fonte de informações, foram utilizados os depoimentos e a confecção de desenhos pelas crianças da escola. A caracterização da casa próxima ao rio, da chuva, da “poluição” e até mesmo o uso da água nos afazeres domésticos foram as gravuras mais constantes. Os resultados apontaram que a percepção das águas ocorre a partir das atividades que se desenvolvem na comunidade, como a pesca, as brincadeiras, trabalho e lazer e, sobretudo o rio surge como um parceiro presente na lida diária, no sustento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Viana da Costa, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis/Ibama, Manaus, AM.

Zootecnista. Mestre em Zootecnia. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis/Ibama. Manaus- AM

Jerfferson Lobato dos Santos, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis/Ibama, Manaus, AM.

Biólogo. Mestre em Ciências Agrárias. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis/Ibama.

Solange da Silva Barros, Universidade Federal do Amazonas, Ufam, Manaus/AM.

Geógrafa. Mestre em Ciências Florestais e Ambientais. Universidade Federal do Amazonas/Ufam.

Simone Marcela Souza de Carvalho, Universidade Federal do Amazonas, Ufam, Manaus/AM.

Turismóloga. Mestre em Ciências Florestais e Ambientais. Universidade Federal do Amazonas/Ufam.

Antônia Morais Pinheiro, Ministério da Defesa/ Exército Brasileiro.

Turismóloga. Ministério da Defesa/ Exército Brasileiro.

Downloads

Publicado

2013-02-20

Como Citar

Costa, T. V. da, Santos, J. L. dos, Barros, S. da S., Carvalho, S. M. S. de, & Pinheiro, A. M. (2013). BRINCANDO ENTRE IGAPÓS: A ÁGUA NA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TUPÉ, MANAUS/AM. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3323