O PANTANAL NA CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES FONTES, CÁCERES – MATO GROSSO.

Autores

  • Iris Gomes Viana Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, Mato Grosso.
  • Germano Guarim Neto Universidade Federal do Estado de Mato Grosso, Cuiabá-MT.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3332

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Alunos, Pantanal.

Resumo

O Pantanal apresenta grande diversidade tanto de fauna e flora, bem como sócio-cultural que vem sendo constantemente ameaçada devido a atividades econômicas desenvolvidas na região. Dessa forma, objetivou-se conhecer a concepção ambiental de um grupo de alunos da Escola Estadual Rodrigues Fontes no município de Cáceres-MT sobre o Pantanal, bem como sua importância e conservação. Para a coleta dos dados utilizou-se questionário semi-estruturado com perguntas abertas e fechadas. Dos 20 alunos pesquisados todos têm sua origem em Mato Grosso sendo que 18 são de Cáceres. Sobre a concepção do pantanal os alunos deram respostas variadas, mas destacaram o pantanal como uma área alagável e “um lugar que tem rios e muitos animais e plantas”. Demonstraram conhecer diversos animais encontrados no Pantanal sendo os mais citados o grupo dos mamíferos (18 representantes), seguido das aves (12 representantes). Já para a flora citaram apenas 16 plantas sendo as mais citadas o aguapé (Eichhornia spp.), com 13 citações e o ipê (Tabebuia spp.), com 8. Os alunos citaram plantas frutíferas comuns na cidade como a manga, côco-da-Bahia, banana e jaca. Estes alunos apresentam um nível satisfatório de conhecimento quanto às questões abordadas e demonstram-se preocupados com a conservação deste bioma, mas ainda são necessários trabalhos inerentes à educação ambiental, principalmente no que se refere à flora pantaneira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iris Gomes Viana, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, Mato Grosso.

Bióloga e Mestranda em Ciências Ambientais – Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres-MT, bolsista da CAPES.

Germano Guarim Neto, Universidade Federal do Estado de Mato Grosso, Cuiabá-MT.

Prof. Doutor – Universidade Federal do Estado de Mato Grosso, Cuiabá-MT, e do Mestrado em Ciências Ambientais – Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres-MT,

Downloads

Publicado

2013-02-21

Como Citar

Viana, I. G., & Guarim Neto, G. (2013). O PANTANAL NA CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES FONTES, CÁCERES – MATO GROSSO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3332