A educação ambiental em São Tomé e Príncipe sob o olhar das escolas

Autores

  • Pedro Martins Associação Portuguesa de Educação Ambiental - ASPEA/RedeLuso
  • Aline Castro Direção-Geral de Ambiente de São Tomé e Príncipe
  • Vanessa Marion Andreoli Universidade Federal do Paraná – UFPR

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.18224

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Escola, São Tomé e Príncipe, Percepções de alunos e professores

Resumo

A educação ambiental tem vindo a demonstrar uma importância crescente a nível global, incluindo no seio da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. São Tomé e Príncipe, em particular, tem realizado um esforço no sentido da valorização deste conceito, incluindo em contexto escolar, onde é ministrado como uma disciplina. No sentido de conhecer as percepções de alunos e de professores relativamente à educação ambiental e à sua importância, foram realizadas entrevistas e analisado o conteúdo das mesmas. De uma forma geral, a importância da educação ambiental enquanto disciplina e área de enriquecimento curricular é reconhecida por alunos e professores. Segundo os professores, existe falta de condições ideais nas escolas para abordar temas relacionados com educação ambiental, mas as metodologias adotadas costumam ser semelhantes. Os temas mais valorizados por alunos e por professores têm um paralelismo com alguns dos principais problemas ambientais do país, tais como os que estão relacionados com a gestão de resíduos, a floresta ou o mar. Também a variedade de soluções avançadas parece indiciar uma consciência ambiental comum bem desenvolvida.

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Biografia do Autor

Pedro Martins, Associação Portuguesa de Educação Ambiental - ASPEA/RedeLuso

Doutorando em Equidade e Inovação em Educação (Universidade de Santiago de Compostela). Mestre em Educação pelo Instituto Politécnico do Porto. Mestre em Ecologia Aplicada pela Universidade do Porto. Licenciado em Biologia pela Universidade do Porto (Portugal). Professor no ensino superior e no ensino secundário. Investigador do inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação (Instituto Politécnico do Porto). Autor de manuais escolares e livros técnicos para professores (AREAL Editores). Ministrou formação de adultos na área da Educação Ambiental e foi diretor escolar. É Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Educação Ambiental e Representante de Portugal no Conselho de Coordenação da RedeLuso.

Aline Castro, Direção-Geral de Ambiente de São Tomé e Príncipe

Técnica Superior na Direção-Geral de Ambiente de São Tomé e Príncipe, da qual já foi diretora. Colaboradora da RedeLuso em São Tomé e Príncipe.

Vanessa Marion Andreoli, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professor1a Associada da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Martins, P., Castro, A., & Andreoli, V. M. (2024). A educação ambiental em São Tomé e Príncipe sob o olhar das escolas. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(3), 44–59. https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.18224

Edição

Seção

VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa