A educação ambiental em São Tomé e Príncipe sob o olhar das escolas
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.18224Palabras clave:
Educação Ambiental, Escola, São Tomé e Príncipe, Percepções de alunos e professoresResumen
A educação ambiental tem vindo a demonstrar uma importância crescente a nível global, incluindo no seio da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. São Tomé e Príncipe, em particular, tem realizado um esforço no sentido da valorização deste conceito, incluindo em contexto escolar, onde é ministrado como uma disciplina. No sentido de conhecer as percepções de alunos e de professores relativamente à educação ambiental e à sua importância, foram realizadas entrevistas e analisado o conteúdo das mesmas. De uma forma geral, a importância da educação ambiental enquanto disciplina e área de enriquecimento curricular é reconhecida por alunos e professores. Segundo os professores, existe falta de condições ideais nas escolas para abordar temas relacionados com educação ambiental, mas as metodologias adotadas costumam ser semelhantes. Os temas mais valorizados por alunos e por professores têm um paralelismo com alguns dos principais problemas ambientais do país, tais como os que estão relacionados com a gestão de resíduos, a floresta ou o mar. Também a variedade de soluções avançadas parece indiciar uma consciência ambiental comum bem desenvolvida.
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