EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SEUS ESTRANGEIROS

Autores

  • celso Sánchez Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Alexandre de Gusmão Pedrini Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3310

Palavras-chave:

educação ambiental, grupos antagônicos, eventos internacionais, Brasil.

Resumo

O presente trabalho tenciona estimular o debate sobre as diferenças na teoria e prática da Educação Ambiental (EA). Apesar de serem admitidas no discurso acadêmico não são de fato aceitas no cotidiano da EA brasileira. Calcados em referencial teórico, particularmente, do contexto da pós-modernidade, é feita breve reflexão, partindo da observação das atividades de dois eventos importantes no contexto da EA internacional que ocorreram no Brasil. Verificou-se que há no seio da EA um campo de tensionamento próprio do movimento de consolidação dessa atividade no Brasil. Tal movimento gerou antagonismos que produziram modos diferentes de olhar o contexto da EA. Assim, é estimulado um debate urgente entre as diferentes correntes da EA brasileira com o fim de encarar esta questão e estabelecer estratégias para resolvê-la.

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Biografia do Autor

celso Sánchez, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Alexandre de Gusmão Pedrini, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ.

Professor Adjunto, Departamento de Biologia Vegetal, Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Rua São Francisco Xavier, 524, Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha, sala 525/1, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ.

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Publicado

2013-02-19

Como Citar

Sánchez, celso, & Pedrini, A. de G. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SEUS ESTRANGEIROS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3310