EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE PESQUISA–AÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3561Palavras-chave:
pesquisa-ação, comunidade ribeirinha, lixo.Resumo
O artigo apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa-ação em educação ambiental desenvolvido junto a uma comunidade ribeirinha no município de Botucatu – SP. O grupo de pesquisadores foi formado por professores e alunos do curso de especialização “Formação de Educadores Ambientais” da UNESP – Botucatu e moradores da comunidade do “Porto Said”. Esta comunidade conta com cerca de 166 moradores, na maioria migrantes oriundos de estados do Nordeste e de Minas Gerais, com baixa escolaridade e cuja principal atividade econômica é a pesca. Buscou-se desenvolver os princípios da educação ambiental através da pesquisa-ação, tendo o lixo como tema gerador. Foram realizados 21 encontros em toda a pesquisa entre pesquisadores-acadêmicos e pesquisadores-comunitários, e nestes encontros não apenas a temática do lixo foi problematizada, mas também questões como exclusão de processos econômicos-sociais, participação e responsabilização em relação à realidade. Através de um tema ambiental significativo para a comunidade, acredita-se que a qualidade de vida dos moradores e a relação que os mesmos têm com o meio em que vivem foi favorecida, contribuindo para o desenvolvimento sócio-ambiental desta população.Downloads
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Publicado
2013-04-29
Como Citar
Gonzalez, L. T. V., Tozoni-Reis, M. F. de C., & Diniz, R. E. da S. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE PESQUISA–AÇÃO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3561
Edição
Seção
Artigos