ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL: ENSINANDO E APRENDENDO EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL E DE CLASSE
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3023Palavras-chave:
educação ambiental não formal de adultos, participação, cidadania.Resumo
Busco apresentar algumas reflexões que têm como origem a dissertação em educação ambiental que trata da educação de trabalhadores, adultos, no Projeto Integrar RS/Alimentação, promovido pela FTIA/RS – Federação dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação do RS. O foco em discussão é perceber em que medida o sentido indireto da ação do Projeto Integrar, pela trama de relações e transações estabelecidas a partir da experiência vivida, foi ou não determinante na construção da cidadania dos sujeitos pesquisados A perspectiva socioambiental anunciada projeta-se para além do ecossistema natural. É percebida como um espaço histórico de lutas em torno de outro projeto político, que se materializa nos conflitos e nas tensões das relações sociais ao optar por um dos pólos da luta de classe que busca reforçar o poder popular com a finalidade de romper à lógica do capital e construir outras alternativas sociais. A construção teórico-metodológica e os procedimentos utilizados para organizar, analisar e interpretar os dados foram sustentados na orientação de Freire, a partir do Tema Gerador defendido como categoria do materialismo histórico e utilizado como categoria de análise e, dos subtemas que dele emergiram entre eles Participação e Cidadania, aqui enfocado.Downloads
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Publicado
2012-11-09
Como Citar
Franco, J. B., & Molon, S. I. (2012). ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL: ENSINANDO E APRENDENDO EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL E DE CLASSE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 17. https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3023
Edição
Seção
Artigos