Educação Ambiental crítica aplicada à compreensão dos problemas da Terra Indígena Lagoa da Encantada: proposições no âmbito escolar a partir da percepção dos membros-chave da etnia Jenipapo Kanindé, Aquiraz, Ceará – Brasil

Autores

  • Aline Neris de Carvalho Maciel Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Francisco Otávio Landim Neto Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
  • Edson Vicente da Silva Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v34i2.7101

Palavras-chave:

Planejamento e gestão ambiental. Macrotendências da educação ambiental. Educação ambiental crítica.

Resumo

O presente artigo objetivou analisar como o povo Jenipapo Kanindé, da Terra Indígena (TI) Lagoa da Encantada (Aquiraz, Ceará), compreende a Educação Ambiental (EA). Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com membros-chave da comunidade e escolhida a escola local como ambiente favorável à EA crítica. Adotou-se uma adaptação das “Fases de Planejamento e Gestão Ambiental” estabelecidas por Rodriguez e Silva (2013) como percurso metodológico e a divisão da EA definida por Layrargues e Lima (2014) para categorizar as respostas dos entrevistados. Percebeu-se que a etnia possui uma visão não crítica da EA, desde sua conceituação até suas possibilidades de atuação no combate aos problemas existentes na TI. Por fim, estabeleceram-se proposições em EA crítica, com foco na educação indígena diferenciada que é promovida na escola local. O presente artículo objetiva analizar como el pueblo Jenipapo Kanindé, de la Tierra Indígena (TI) Lagoa da Encantada (Aquiraz, Ceará), percibe la a Educación Ambiental (EA). Para tanto, fueron realizadas entrevistas semiestructuradas con integrantes clave de la comunidad y definida la escuela local como ambiente favorable a la EA crítica. Fueron adoptadas y adaptadas las “Fases de Planeamiento y Gestión Ambiental” establecidas por Rodriguez y Silva (2013) como recorrido metodológico y la división de la EA definida por Layrargues y Lima (2014) para categorizar las respuestas de los entrevistados. Fue constatado que la etnia tiene una visión no crítica de la EA, desde su conceptuación hacia sus posibilidades de actuación en el combate a los líos existentes en la TI. Al final, son hechas propuestas en EA crítica, mirando la educación indígena diferenciada que es promovida en la escuela local. The present paper aimed to analyze how the Jenipapo Kanindé people of the Indian Land (IL) Lagoa Encantada (Aquiraz, Ceará) understands Environmental Education (EE). To do so, semi-structured interviews were applied to key members of the community and a local school was chosen as a place favorable to critical EE. An adaptation of “Phases of Environmental Planning and Management” by Rodriguez and Silva (2013) and the classification of EE defined as in Layrargues and Lima (2014) were adopted as a methodological pipeline and to categorize the respondents’ answers, respectively. It was realized that the ethnic group has a non-critical perception of EE, starting from its conceptualization to taking possible measures to fight against the ongoing problems in the IL. Finally, purposes of critical EE focused on the differential education of the indian people promoted in the local school were established.

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Biografia do Autor

Aline Neris de Carvalho Maciel, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Ciências Biológicas nas modalidades Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Ceará (2012). Está cursando mestrado em Desenvolvimento e meio Ambiente (PRODEMA) pela Universidade Federal do Ceará. Desde 2014 é servidora técnico-administrativa da Universidade Federal do Ceará desempenhando o cargo/função de bióloga, estando lotada na Seara da Ciência, órgão de divulgação científica e tecnológica da referida universidade. No momento, atua especialmente nas áreas de Educação Ambiental, Divulgação Científica Ensino de Ciências.

Francisco Otávio Landim Neto, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Professor Adjunto A do Magistério Superior - 40h DE - Colegiado de Geografia da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, Campus Oiapoque. Graduado em Geografia na modalidade Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2010). Possui mestrado em Geografia (2013) pela Universidade Federal do Ceará. Doutor (2016) na referida instituição. Tem experiência na área de Cartografia Social, Planejamento Ambiental em Bacias Hidrográficas, atuando nos seguintes temas: Análise Integrada da Paisagem, Geoprocessamento e Educação Ambiental.

Edson Vicente da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará (1981), mestrado em Planejamento Rural em Função do meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza (1987), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Rio Claro São Paulo (1993), e pós-doutorado em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2006) e em Planejamento e Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia da Universidade de Havana-Cuba (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará (1997), tirocínio docente da Universidade Federal da Bahia e professor dos Doutorados e Mestrados em Geografia e de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2017-09-02

Como Citar

Maciel, A. N. de C., Landim Neto, F. O., & Silva, E. V. da. (2017). Educação Ambiental crítica aplicada à compreensão dos problemas da Terra Indígena Lagoa da Encantada: proposições no âmbito escolar a partir da percepção dos membros-chave da etnia Jenipapo Kanindé, Aquiraz, Ceará – Brasil. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(2), 256–274. https://doi.org/10.14295/remea.v34i2.7101

Edição

Seção

Artigos