Um estudo reflexivo das produções textuais publicadas da etnia Kokama

Autores

  • Geruzethe Urbano Arcanjo UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)
  • Renato Abreu Lima Professor de Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus Humaitá-AM.
  • Taciana Carvalho de Coutinho UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13127

Palavras-chave:

Educação ambiental, Educação Tradicional, Educação Escolar

Resumo

O objetivo desse trabalho foi analisar as informações publicadas em sites, jornais e artigos que retratassem a educação Kokama através de uma pesquisa bibliográfica. Das análises realizadas, percebeu-se que o povo Kokama passou por vários conflitos, principalmente de identidade, no decorrer de sua história. O fortalecimento da identidade étnica emergiu a partir de 1993, com o incentivo de lideranças Ticuna ao processo de mudanças e fortalecimento do povo Kokama, que se reorganizou e se reafirmou como povo indígena. Nesse período, a educação escolar Kokama conseguiu mais avanços do que retrocessos, dos quais se destacou a criação de várias escolas nas comunidades autodeclaradas. Por meio dos resultados obtidos, espera-se que o estudo sirva de incentivo para mais trabalhos referentes à educação indígena Kokama.

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Biografia do Autor

Geruzethe Urbano Arcanjo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Graduada em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Natureza e Cultura (INC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), E-mail: geruzeth.urbano@gmail.com 

Renato Abreu Lima, Professor de Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus Humaitá-AM.

Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia, Docente do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM), E-mail: renatoal@ufam.edu.br

Taciana Carvalho de Coutinho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Doutora em Recursos Naturais, Docente do Instituto de Natureza e Cultura (INC/UFAM), E-mail: tacianacoutinho@ufam.edu.br .

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Publicado

2022-08-15

Como Citar

Arcanjo, G. U., Lima, R. A., & Coutinho, T. C. de . (2022). Um estudo reflexivo das produções textuais publicadas da etnia Kokama. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(2), 330–349. https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13127