As potencialidades de uma Sequência de Ensino Investigativa à luz das políticas curriculares para o Ensino Médio

Autores

  • Gracieli Dall Ostro Persich Faculdade Santo Ângelo - FASA
  • Keiciane Canabarro Drehmer-Marques Universidade Federal de Santa Maria
  • Luiz Caldeira Brant De Tolentino-Neto Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13541

Palavras-chave:

Ensino por investigação, Ensino Médio, Educação Ambiental

Resumo

O trabalho apresenta análises documentais que nortearam a produção de um projeto constituído por uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), com atividades interdisciplinares e contextualizadas para a promoção de Educação Ambiental (EA), sobre recursos hídricos. O projeto foi desenvolvido com estudantes do Ensino Médio (EM), de uma escola pública no Rio Grande do Sul. O estudo em questão valeu-se da análise das potencialidades da SEI, com base nas políticas curriculares vigentes para o EM. O trabalho cumpriu com a proposta de aprendizagem crítica, reflexiva e contextualizada, embasada em metodologias ativas. Defendemos as atividades investigativas organizadas em projetos com abordagens interdisciplinares, porque as mesmas rompem com a visão fragmentada do conhecimento, oferecendo uma interpretação holística para os fenômenos e situações do cotidiano, além de possibilitarem o desenvolvimento de práticas de EA.

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Biografia do Autor

Gracieli Dall Ostro Persich , Faculdade Santo Ângelo - FASA

Mestra em Educação em Ciências (área de Ensino) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da UFSM. Licenciada e bacharela em Ciências Biológicas. Especialista em Análises Clínicas Microbiológicas. Professora de Biologia no Ensino Médio no Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santo Ângelo/RS e professora na Faculdade Santo Ângelo - FASA. 

Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora e Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em Educação do Campo (ICETEC), licenciada e bacharela em Ciências Biológicas pela UFSM.

 

Luiz Caldeira Brant De Tolentino-Neto, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo – USP; Professor do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e do Programa de Pós-Graduação em Educação em  Ciências: Química da Vida e Saúde – PPGECQVS/UFSM

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Publicado

2022-08-15

Como Citar

Dall Ostro Persich , G. . . . . ., Canabarro Drehmer-Marques, K., & Caldeira Brant De Tolentino-Neto, L. . (2022). As potencialidades de uma Sequência de Ensino Investigativa à luz das políticas curriculares para o Ensino Médio. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(2), 146–165. https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13541