Coconstruindo sociedades ecológicas:

A diversidade de conhecimentos para um conhecimento comum.

Autores

  • Daniel Oliveira Observatório de Literacia Oceânica / Centro de Ciências do Mar e do Ambiente / Universidade NOVA de Lisboa https://orcid.org/0000-0002-4933-9764
  • Mônica Mesquita Observatório de Literacia Oceânica / Centro de Ciências do Mar e do Ambiente / Universidade NOVA de Lisboa https://orcid.org/0000-0001-5912-6829

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14262

Palavras-chave:

Co-construção, Sustentabilidade, Justiça social

Resumo

Este artigo apresenta e discute a elaboração coletiva e transcultural de um Módulo de Ensino, aplicado a uma turma de Mestrado da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Esse processo de coconstrução fez parte do Projeto Partibridges, e possibilitou dar sequência aos trabalhos do Observatório de Literacia Oceânica com as comunidades costeiras locais. A Associação de Pesca Artesanal – ALA-ALA foi parceira no projeto, o que permitiu aprofundar em um tema de enorme relevância socioambiental – a pesca artesanal. Acreditamos que a aproximação teórico-prática aqui apresentada e discutida, poderá ser de grande interesse no âmbito da Educação Ambiental (EA), já que elucida conceitos, teorias, metodologias e métodos pedagógicos, faz uma análise sobre o papel das instituições de ensino na transformação para a sustentabilidade e apresenta um projeto de caráter inovador, que poderá servir de inspiração e de base inicial para novas ações de EA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Oliveira, Observatório de Literacia Oceânica / Centro de Ciências do Mar e do Ambiente / Universidade NOVA de Lisboa

Doutorando em Ambiente e Sustentabilidade pela Universidade NOVA de Lisboa e Investigador no Observatório de Literacia Oceânica / Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. 

Mônica Mesquita, Observatório de Literacia Oceânica / Centro de Ciências do Mar e do Ambiente / Universidade NOVA de Lisboa

Investigadora Doutorada e Coordenadora do Observatório de Literacia Oceânica / Centro de Ciências do Mar e do Ambiente / Universidade NOVA de Lisboa. 

Referências

BALIBAR, Étienne. Politics and the Other Scene. London: Verso. 2011.

BAUTERS, Merja., LAKKALA, Minna., PAAVOLA, Sami., KOSONEN, Kari., e MARKKANEN, Hannu. KPE (Knowledge Practices Environment) supporting knowledge creation practices in education. In Moen, Anne, Mørch, Anders I. & Paavola, Sami (Eds.), Collaborative Knowledge Creation: Practices, Tools, Concepts (p. 53-74). (Technology enhanced learning; Vol. Vol. 7). Rotterdam: Sense publishers, 2012.

BEEBEEJAUN, Yasminah; DUROSE, Catherine; REES, James; RICHARDSON, Joanna e RICHARDSON, Liz. Beyond Text: Exploring Ethos and Method in Co-Producing Research with Communities. Community Development Journal49(1): 37-53, 2014.

BISPO, Antônio. Colonização, Quilombos, Modos e Significações. Brasília: INCTI/UnB, 2015.

BOOKCHIN, Murray. The Ecology of Freedom: The emergence and dissolution of hierarchy. Palo Alto, Calif: Cheshire Books. 1982.

CARSPECKEN, Phil. Critical Ethnography in Educational Research: A Theoretical and Practical Guide, Routledge, New York, 1996.

D’AMBROSIO, Ubiratan. A Metáfora das Gaiolas Epistemológicas e uma Proposta Educacional. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, 27 dez. 2016.

DESGAGNÉ, Serge. O conceito de pesquisa colaborativa: a ideia de uma fusão entre pesquisadores acadêmicos e professores praticantes. Tradução de CARVALHO, T.P. Revue des sciences de l’éducation, v. 23, n. 2, p. 371-393. 1997.

DEWEY, John. Democracia e educação: Introdução a filosofia da educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1959.

FREIRE, Paulo e FAUNDEZ, Antônio. Learning to question: A pedagogy of liberation (trad. Tony Coates). New York, NY: Continuum, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo, Paz e Terra. 1974.

GIBBONS, Michael; TROW, Martin; SCOTT, Peter; SCHWARTZMAN, Simon; NOWOTNY, Helga e LIMOGES, Camille. The New Production of Knowledge: The Dynamics of Science and Research in Contemporary Societies. 10.2307/2076669. 1994.

HENRIQUES, Rafael da Silva. A Promoção da Autonomia numa sala do Movimento da Escola Moderna. Relatório da Prática Profissional Supervisionada. Instituto Politécnico de Lisboa: Escola Superior de Educação, 2015.

KOGLIN, Till e PETTERSSON, Fredrik. Changes, Problems, and Challenges in Swedish Spatial Planning—An Analysis of Power Dynamics. Sustainability. 9. 1836. 10.3390/su9101836. 2017.

LEWIN, Kurt. Group decisions and social change. In Swanson, Guy E. (Ed.), Readings in Social Psychology, New York, Holt, pp. 459-473, 1952.

MASEMANN, Vandra. Critical ethnography in the study of comparative education, Comparative Education Review 26, 1-15. 1982.

MATTOS, Carmen Lúcia Guimarães. A abordagem etnográfica na investigação científica. In MATTOS, Carmen Lúcia Guimarães e Castro, Paula Almeida (orgs). Etnografia e educação: conceitos e usos [online]. Campina Grande: EDUEPB, pp. 49-83. ISBN 978-85-7879-190-2. Available from SciELO Books. 2011.

MAY, Stephen e FITZPATRICK, Katie. Critical Ethnography. In Atkinson, Paul, Delamont, Sara, Cernat, Alexandru, Sakshaug, Joseph W. e Williams, Richard A. (Eds.), SAGE Research Methods Foundations. doi: 10.4135/9781526421036831954. 2019.

MESQUITA, Mônica. (Org.). Fronteiras Urbanas. Ensaios sobre a humanização do espaço. Anonymage, Viseu /Portugal. 2014.

MESQUITA, Mônica. UrbanBoundariesSpace. Disturbing choices and the place of the critical research/researcher in the capitalist wile. In Straehler-Pohl, Hauke, Bohlmann, Nina e Pais, Alexandre. (Eds) The disorder of mathematics education. Challenging the socio-political dimension of research. (307-320 pp.). ISBN: 978-3-319-34005-0; 978-3-319-34006-7(eBook). (pp. 307-320). Springer, New York / USA. 2017.

OLIVEIRA, Daniel Gomes Batista. Coconstruindo conhecimento para uma nova cultura de Planeamento Costeiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade NOVA de Lisboa, 2019.

POOL, Steve. Everything and nothing is up for grabs: Using artistic methods within participatory research. In Facer, Keri. and Dunleavy, Katherine. Connected Communities Foundation Series. Bristol: University of Bristol/AHRC Connected Communities Programme. Realities and prospects in small-scale fi sheries (pp. 309–331). Dordrecht: Springer, 2018.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993.

SALLEH, Hairon. A critical ethnography of teacher development and change in a collaborative group setting to improve practice. Doctoral thesi, 2008.

THOMAS, Jim. Doing Critical Etlmography, Sage, Newbury Patk, 1993.

ZAMENOPOULOS, Theodore e ALEXIOU, Katerina. Co-Design as Collaborative Research. In Facer, Keri e Dunleavy, Katherine (eds.) Connected Communities Foundation Series. Bristol: University of Bristol/ AHRC Connected Communities Programme, 2018.

Downloads

Publicado

2022-08-15

Como Citar

Oliveira, D., & Mesquita, M. (2022). Coconstruindo sociedades ecológicas:: A diversidade de conhecimentos para um conhecimento comum. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(2), 385–405. https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14262