Onde está o/a educador ambiental na formação docente em Biologia e em Geografia?

Autores

  • Marlécio Maknamara Universidade Federal da Paraíba – UFPB

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13301

Palavras-chave:

Educadores/as ambientais. Narrativas (auto)biográficas. Biologia. Geografia.

Resumo

Movimentações sobre possibilidades de relação entre educação ambiental e as disciplinas de Biologia e de Geografia ensejam a hipótese de que práticas de formação docente para tais disciplinas seriam instâncias privilegiadas de constituição de educadores/as ambientais. Este artigo objetiva esboçar conceitos e procedimentos para rastrear indícios da constituição de educadores/as ambientais em narrativas (auto)biográficas de docentes dessas disciplinas, discutindo modos de acessar e de problematizar tais narrativas. Os resultados explicitam limites de conceitos e procedimentos tomados como promissores e os cuidados éticos para esquadrinhar as narrativas (auto)biográficas de docentes. Conclui-se pela necessidade de ampliar formas de atenção desse campo às possibilidades constitutivas de educadores/as ambientais em instâncias, dimensões e questões ainda não exploradas.

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Biografia do Autor

Marlécio Maknamara, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

De janeiro a dezembro de 2019, com Bolsa CAPES PVEx, foi Professor Visitante no Outdoor and Environmental Education Department (School of Education) da La Trobe University, onde realizou seu estágio de pós-doutorado. Doutor em Educação pela UFMG. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UFRN. Líder do ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/CNPq e Membro Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículos e Culturas/CNPq.

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

Maknamara, M. (2021). Onde está o/a educador ambiental na formação docente em Biologia e em Geografia?. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(3), 176–196. https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13301