Onde está o/a educador ambiental na formação docente em Biologia e em Geografia?
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13301Palavras-chave:
Educadores/as ambientais. Narrativas (auto)biográficas. Biologia. Geografia.Resumo
Movimentações sobre possibilidades de relação entre educação ambiental e as disciplinas de Biologia e de Geografia ensejam a hipótese de que práticas de formação docente para tais disciplinas seriam instâncias privilegiadas de constituição de educadores/as ambientais. Este artigo objetiva esboçar conceitos e procedimentos para rastrear indícios da constituição de educadores/as ambientais em narrativas (auto)biográficas de docentes dessas disciplinas, discutindo modos de acessar e de problematizar tais narrativas. Os resultados explicitam limites de conceitos e procedimentos tomados como promissores e os cuidados éticos para esquadrinhar as narrativas (auto)biográficas de docentes. Conclui-se pela necessidade de ampliar formas de atenção desse campo às possibilidades constitutivas de educadores/as ambientais em instâncias, dimensões e questões ainda não exploradas.
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