Educação ambiental nas redes educativas do grupo de pesquisa Territórios de Aprendizagens Autopoiéticas
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13414Palavras-chave:
Educação Ambiental, Estudos com os cotidianos, Redes educativasResumo
Este texto aborda as andarilhagens do grupo de pesquisa Territórios de aprendizagens autopoiéticas (CNPq). Assim sendo, apresentaremos as produções acadêmicas e as discussões epistemológicas e metodológicas que surgiram com as pesquisas realizadas com as comunidades tradicionais que vivem em áreas de manguezais; docentes e estudantes da educação básica; docentes e graduandos das licenciaturas e mestrandos do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Nosso interesse é expor as contribuições do grupo com a pesquisa narrativa, a pesquisa cartográfica em estudos com os cotidianos e a perspectiva ecologista de educação, entrelaçando a educação das relações étnico-raciais com a educação ambiental, tecidas nos cotidianos escolares e em outras redes educativas.
Downloads
Referências
ALVES, Nilda. Sobre as razões das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In: GARCIA, Leite Regina (org.). Diálogos cotidianos. Petrópolis, RJ: DP et Alii e Faperj, 2010. p. 67-82.
ALVES, Nilda. Sobre as redes educativas que formamos e que nos formam. In: ALVES, Nilda. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas: memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez, 2019. 300 p.
BARCHI, Rodrigo. Uma educação ambiental libertária. Revista eletrônica Mestrado em Educação Ambiental, Revista do PPGEA/Furg-RS, v. 22, jan./jul. 2009.
BARCHI, Rodrigo. Educação ambiental e (eco)governamentalidade. Ciência & Educação, Bauru, v. 22, n. 3, p. 635-650, 2016a.
BARCHI, Rodrigo. Poder e resistência nos diálogos das ecologias licantrópicas, infernais e ruidosas com as educações menores e inversas (e vice-versa). 2016. 321 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2016b.
BARONI, Patrícia Raquel. Sustentabilidades praticadaspensadas: lampejos de pirilampos das escolas de dificílimo acesso de Duque de Caxias/RJ. 2016. 237 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Verbete “Andarilhagem”. In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed., rev. amp. 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
BRASIL. Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394 [...] para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” [...]. Brasília, DF: Presidência da República [2003]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 19 jul. 2021.
BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394 [...] para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, DF: Presidência da República [2008]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 19 jul. 2021.
COSTA, Larissa. O que é um podcast? Para que serve? Conheça algumas sugestões de programas. BRASIL DE FATO MG, Belo Horizonte, 10 fev. 2021. Disponível em: https://www.brasildefatomg.com.br/2021/02/10/o-que-e-um-podcast-para-que-serve-conheca-algumas-sugestoes-de-programas. Acesso em: 06 ago. 2021.
CORES e Botas. Direção: Juliana Vicente. Produção Executiva: Nalu Béco. Roteiro: Juliana Vicente. [S. l.]: Preta Porte, 2010. 1 vídeo (15 min 55 s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ll8EYEygU0o. Acesso em: 12 ago. 2021.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano – artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2008.
EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. Rio de Janeiro: Malê, 2016a.
EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas, 2016b.
EVARISTO, Conceição. Becos da Memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2017a.
EVARISTO, Conceição. Histórias de leves enganos e parecenças. Rio de Janeiro: Pallas, 2017b.
EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Pallas, 2017c.
EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Rio de Janeiro: Pallas, 2017d.
FARIA, Fledson Silva; GONZALEZ, Soler. Educação Ambiental com os usos de drones e artefatos tecnoculturais nos manguezais e cotidianos escolares. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO- SUDESTE, 14., 2020, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Programas de Pós-Graduação PropED, PPGedu e PPGECC, 2020.
FARIAS, Fledson Silva. Educações ambientais políticas com os usos de drones e artefatos tecnoculturais na reserva de desenvolvimento sustentável dos manguezais de Cariacica e nos cotidianos escolares. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021, 205 p.
FERRAÇO, Carlos Eduardo. Eu, caçador de mim. In: GARCIA, Regina Leite (org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 157-175.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011a.
FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 58. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos: São Paulo: Paz e Terra, 2014b.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015a.
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: Reflexões sobre minha vida e minha práxis. São Paulo: Paz e Terra, 2015b.
FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. A África ensinando a gente: Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011a.
FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Aprendendo com a própria história. São Paulo: Paz e Terra, 2011b.
FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Dialogando com a própria história. São Paulo: Paz e Terra, 2011c.
GOMES, Nilma Lino. Educação, relações étnico-raciais e a Lei 10.639/03. Portal Geledés. [S. l. s. n.], 27 ago. 2011. Disponível em: https://www.geledes.org.br/educacao-relacoes-etnico-raciais-e-a-lei-1063903/. Acesso em: 6 abr. 2020.
GONZALEZ, Soler. Educação ambiental autopoiética entre manguezais, redes cotidianas escolares e práticas pesqueiras. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-
GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia/UFG, 2013a.
GONZALEZ, Soler. Educação ambiental autopoiética com as práticas do bairro Ilha das Caieiras entre os manguezais e as escolas. 2013. 159 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013b.
GONZALEZ, Soler; TRISTÃO, Martha. Educação ambiental autopoiética com oficinas de mapas entre os manguezais e os cotidianos escolares da Ilha das Caieiras. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 11., 2014, São João Del Rei. Anais [...]. São João Del Rei, MG: Universidade Federal de São João Del Rei, 2014.
GONZALEZ, Soler; RAMOS, Andreia Teixeira. Cartografia Social da Educação Ambiental no/do Município e Cariacica: Possibilidades emergentes para a Formação de Comunidades Sustentáveis. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 10., 2011, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Unirio, Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões, Rio de Janeiro, 2011.
GONZALEZ, Soler; RAMOS, Andreia Teixeira. Humberto Maturana e seus atravessamentos com a educação ambiental e formação de educadores/as. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL REDES, 7., 2013, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro/RJ: UERJ, 2013a.
GONZALEZ, Soler; RAMOS, Andreia Teixeira. Cartografias das práticas cotidianas em educação ambiental em Aracruz/ES: problematizando saberesfazeres socioambientais na atualidade. In: Encontro de pesquisa em educação ambiental (EPEA), 7., 2013, Rio Claro-SP. Anais [...]. Rio Claro-SP: Unesp, 2013b.
GONZALEZ, Soler; RAMOS, Andreia Teixeira. Educação Ambiental autopoiética em redes de conversações na vida cotidiana. Textura, n. 30, jan./abr. 2014.
GONZALEZ, Soler; RAMOS, Andreia Teixeira. Educação ambiental, manguezais, cotidianos escolares, práticas pesqueiras e outros espaços de convivência e de formação de professores/as. In: Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, 37., 2015, Florianópolis-SC. Anais [...]. Florianópolis-SC: UFSC, 2015a.
GONZALEZ, Soler; RAMOS, Andreia Teixeira. Narradores da maré: Educação ambiental e as artes de narrar, morar, pescar e cozinhar com os manguezais e cotidianos escolares. In: Seminário Internacional, 8., 2015, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro-RJ: UERJ, 2015b.
GONZALEZ, Soler; RAMOS, Andreia Teixeira. Potencial político e pedagógico de um projeto de pesquisa, ensino e extensão com os cotidianos escolares, práticas do bairro e manguezais. In: Congresso Internacional de Educação, 1., 2016, Sorocaba-SP. Anais [...]. Sorocaba: UNISO, 2016.
GONZALEZ, Soler; RAMOS, Andreia Teixeira. Narradores da maré: práticas pedagógicas por entre manguezais, comunidades e cotidianos escolares. In: Seminário Internacional as Redes Educativas e as Tecnologias, 10., 2019, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro-RJ: UERJ. 2019a.
GONZALEZ, Soler; RAMOS, Andreia Teixeira. Há uma horta no meio da cidade. QUAESTIO: Revista de Estudos em Educação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 157-178, 2019b. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/3514. Acesso em: 17 nov. 2021.
GONZALEZ, Soler; RAMOS, Andreia Teixeira; RANGEL, Iguatemi Santos. Educação Ambiental e Formação de Professores numa perspectiva Autopoiética. In: Endipe: encontro nacional de didática e prática de ensino, 16., 2012, Campinas, São Paulo. Anais [...]. Campinas-São Paulo: UNICAMP, 2012a.
GONZALEZ, Soler; RAMOS, Andreia Teixeira; RANGEL, Iguatemi Santos. Educação Ambiental numa perspectiva autopoiética e as Redes de Conversações na Formação de Educadores/as. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 35., Grupo de Trabalho 22 - Educação Ambiental, 2012, Galinhas, Pernambuco. Anais [...]. Porto De Galinhas-Pernambuco: ANPEd, 2012b.
GONZALEZ, Soler; RAMOS, Andreia Teixeira. Narradores da maré: práticas pedagógicas de um projeto de extensão, ensino e pesquisa, por entre manguezais, comunidades ribeirinhas e cotidianos escolares. In: CID, Eduardo Fausto Kuster; GOMES, Eduardo Rodrigues; OLIVEIRA, Hudson Cássio Gomes de; FIGUEIRAS, Marcio de Paulo (org.). Abordagens territoriais e práticas pedagógicas em territórios pesqueiros. 1 ed. Vitória: Cousa, 2018, v. 1, p. 1-185.
GONZALEZ, Soler; SILVA, Pauliano Roberto Martins da. Narradores da Maré: estudo e produção de mapas digitais com os saberes socioambientais e geográficos de comunidades tradicionais dos catadores de caranguejos e das paneleiras do Bairro Goiabeiras Velha. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFES, 2016, Vitória-ES. Anais [...]. Vitória: [s. n.], 2016. ISSN: 2357-7746.
GONZALEZ, Soler; SILVA, Pauliano Roberto Martins. Momentos e acontecimentos da história ambiental e das tragédias ecológicas na Bacia do Rio Doce narrados por meio de fotografias, notícias e vídeos. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFES, 2020, Vitória-ES. Anais [...]. Vitória: [s. n.], 2020. ISSN: 2357-7746.
GONZALEZ, Soler; NOGUEIRA, Gabriel Silva. Narradores da Maré: perpetuação dos saberes populares e tradicionais dos catadores de caranguejo da Baía de Vitória e a produção de vídeo documentário experimental. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFES, 2017, Vitória-ES. Anais [...]. Vitória: [s. n.], 2017. ISSN: 2357-7746.
GONZALEZ, Soler; LEITE, Lucas de Souza. Perspectivas ecologistas nas narrativas e histórias de vida contadas pelas paneleiras de Goiabeiras e suas contribuições com a formação de educadores/a. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFES, 2017, Vitória-ES. Anais [...]. Vitória: [s. n.], 2017. ISSN: 2357-7746.
GONZALEZ, Soler; LEITE, Lucas de Souza. Educação ambiental, meio ambiente, representações sociais, narrativas e práticas pedagógicas nos cotidianos escolares. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFES, 2018, Vitória-ES. Anais [...]. Vitória: [s. n.], 2018.
GURI. Direção: Adriano Monteiro. Roteiro: Adriano Monteiro. Produção: Adriano Monteiro. [S. l. s. n.], 2019. 1 vídeo (13 min). Disponível: https://www.facebook.com/CurtaGuri/. Acesso em: 12 ago. 2021.
GRUPO DE PESQUISA TERRITÓRIOS DE APRENDIZAGENS AUTOPOIÉTICAS. Espelho. Diretório dos grupos de pesquisa no Brasil - Lattes. In: CNPq. [S. l. s. n.], 2014. Disponível em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3496160664481516. Acesso em: 12 ago. 2021.
GPS ESSENTIALS. In: GPSESSENTIALS. Disponível em: https://www.gpsessentials.com/. Acesso em: 12 ago. 2021.
GUIMARÃES, Leandro Belinaso; KRELLING, Aline Krelling; BRACELOD, Valdo (org.). Tecendo a educação ambiental na arena cultural. Petrópolis, RJ: DP et Alii, 2010.
GUIMARÃES, Leandro Belinaso et al. (org.). Ecologias inventivas: conversas sobre educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2012.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (BRASIL). Ofício das Paneleiras de Goiabeiras [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional]. Brasília, DF: IPHAN, 2006. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/51. Acesso em: 12 ago. 2021.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.
JESUS, Victor de. Racializando o olhar (sociológico) sobre a saúde ambiental em saneamento da população negra: um continuum colonial chamado racismo ambiental. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 29, n. 2, e180519, 2020.
KBELA. Direção: Yasmin Thayná. Roteiro: Yasmin Thayná. Assistente de produção: Douglas Bolzan. [S. l. s. n.], 2015. (21 min 45 s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LGNIn5v-3cE. Acesso em: 12 ago. 2021.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhias das Letras, 2019.
MATURANA, Humberto. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
MAULIN, Gilfredo Carrasco. Lugares e tempos em narrativas de uma educação ambiental pós-colonial no Sítio dos Crioulos-Jerônimo Monteiro-ES. 2013. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Educação.
MULHERES de Barro. Direção: Edileuza Penha de Souza. Produção: Jamilda Bento. Roteiro: Edileuza Penha de Souza. [Espírito Santo]: Hysteria, 2014. 1 vídeo (26 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4faXQjAZXVY&t=38s. Acesso em: 27 abr. 2019.
NARRADORES de Javé. Direção de Eliane Caffé. Rio de Janeiro: Bananeira Filmes / Gullane Filmes / Laterit Productions / RioFilme, 2003. 1 vídeo (100 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Trm-CyihYs8&t=4s. Acesso em: 3 maio 2019.
NARRADORES DA MARÉ. In: FACEBOOK. Espírito Santo, [página criada em 2014] 27 out. 2014. Disponível em: https://www.facebook.com/Narradores-da-Mar%C3%A9-880737971944702. Acesso em: 12. ago. 2021.
NARRADORES DA MARÉ. In: BLOGSPOT. Espírito Santo, [página criada em 2014] 27 out. 2014. Disponível em: http://narradoresdamare.blogspot.com/. Acesso em: 12 ago. 2021.
NARRADORES DA MARÉ. In: INSTAGRAM. [S. l.], [página criada em 2020] Disponível em: https://www.instagram.com/narradoresdamare/?hl=pt-br. Acesso em: 12 ago. 2021.
NARRADORES DA MARÉ. In: YOUTUBE. [S. l.], [página criada em 2017] 3 fev. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCat6MvayMz7-YRntXS2TxDw. Acesso em: 12 ago. 2021.
NARRADORES DA MARÉ. In: SPOTIFY. [S. l.], [página criada em 2021] Disponível em: https://open.spotify.com/show/512E8eKQkvNbJXxBfLG0Et. Acesso em: 12 ago. 2021.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. et al. (org.). Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expressão. Petrópolis, RJ: DP et Alii e Faperj, 2010.
RAMOS, Andreia Teixeira; GONZALEZ, Soler. Educação ambiental numa perspectiva autopoiética na formação de educadores/as. Pró-discente (Online), v. 18, p. 52-65, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/prodiscente/issue/view/381. Acesso em: 12 ago. 2021.
RAMOS, Andreia Teixeira. Educação ambiental entre práticas culturais cotidianas dos mascarados do congo. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia/UFG, 2013a.
RAMOS, Teixeira Andreia. Educação ambiental entre os carnavais dos amores com os mascarados do congo de Roda D’Água. 2013. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES, 2013b.
RAMOS, Andreia Teixeira; TRISTÃO, Marta. Educação Ambiental entre brincadeiras com os mascarados do congo nas oficinas culturais com os cotidianos escolares. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 11., 2014, São João Del Rei. Anais [...]. São João Del Rei, MG: Universidade Federal de São João Del Rei, 2014.
RAMOS, Andreia Teixeira. Mulheres no congo do Espírito Santo: práticas de re-existência ecologista com os cotidianos escolares. 2018. 319 f. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniso, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, São Paulo, 2018.
RAMOS, Andreia Teixeira. Mulheres do congo: educação e outras ecologias. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO- SUDESTE, 14., 2020, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Programas de Pós-Graduação PropED, PPGedu e PPGECC, 2020.
RAMOS, Andreia Teixeira. Geografia dos afetos - cartas, cartões postais, diário de campo e caderno de uma pesquisadora. Vitória: Pedregulho, 2021. 196 p. Disponível em: https://www.editorapedregulho.com.br/downloads. Acesso em: 6 jul. 2021.
RAMOS, Andreia Teixeira; GONZALEZ, Soler. Práticas pedagógicas dialógicas como possibilidade de criação de currículos nos cotidianos escolares. Revista Espaço do Currículo, v. 13, p. 583-591, 2020.
REIGOTA, Marcos. Ecologistas. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 1999.
REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Coleção Primeiros Passos; 292).
REIGOTA, Marcos. Aspectos teóricos e políticos das narrativas: ensaio pautado em um projeto transnacional. In: CORDEIRO, Rosineide; KIND, Luciana (org.). Narrativas, gênero e política. Curitiba: CRV, 2016. p. 49-66.
REIGOTA, Marcos; PRADO, Bárbara Heliodora Soares do. Educação ambiental: Utopia e práxis. São Paulo: Cortez, 2008.
RIBEIRO, Marcia Cristina Mazocco. Entre fios, nós e educações ambientais: narrativas ecologistas de mulheres de Cariacica. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.
RIBEIRO, Marcia Cristina Mazocco. Trajetórias de mulheres nos processos de implementação de uma política municipal de educação ambiental. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO- SUDESTE, 14., 2020, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Programas de Pós-Graduação PropED, PPGedu e PPGECC, 2020.
SANTOS, Edilene Machado dos. Cartografias e narrativas das educações ambientais e ecologias insubmissas nos cotidianos das mulheres na bacia do rio formate, Viana (ES). Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020, 212 p.
SANTOS, Edilene Machado dos; GONZALEZ, Soler. Práticas de educação ambiental: preservação de um rio nos cotidianos de uma comunidade. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO- SUDESTE, 14., 2020, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Programas de Pós-Graduação PropED, PPGedu e PPGECC, 2020.
SILVEIRA, Roberto Márcio da. Geografia das cores: práticas pedagógicas libertárias e ecologistas em educação nos cotidianos escolares. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019, 160 p.
SILVEIRA, Roberto Márcio da Silveira; GONZALEZ Soler. Reinventando geografias e ecologias com a própria história: caderno-catálogo educativo. Vitória: Organização de Vitória, Universidade Federal do Espírito Santo, 2019. 34 p.
SOARES, Conceição; SANTOS, Edmeia. Artefatos tecnoculturais nos processos pedagógicos: usos e implicações para os currículos. In: ALVES, Nilda. Libâneo, José Carlos. Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Editora Cortez, 2012. p. 308-330.
UM OLHARPASSARINHO sobre a comunidade, os manguezais e suas ecologias. Direção: Fledson Silva Farias. [Espírito Santo]: Flex Filmes Brasil, 2021b. 1 vídeo (22 min 36 s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dhUG1ncKHIY. Acesso em: 12 ago. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Projeto de extensão nº 161 - narradores da maré SIEX #400927. Vitória: DEPS, 2014. Disponível em: https://projetos.ufes.br/#/projetos/161/informacoes. Acesso em: 12 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.