Educação ambiental nas redes educativas do grupo de pesquisa Territórios de Aprendizagens Autopoiéticas

Autores

  • Soler Gonzalez Universidade Federal do Espírito Santo
  • Andreia Teixeira Ramos Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13414

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Estudos com os cotidianos, Redes educativas

Resumo

Este texto aborda as andarilhagens do grupo de pesquisa Territórios de aprendizagens autopoiéticas (CNPq). Assim sendo, apresentaremos as produções acadêmicas e as discussões epistemológicas e metodológicas que surgiram com as pesquisas realizadas com as comunidades tradicionais que vivem em áreas de manguezais; docentes e estudantes da educação básica; docentes e graduandos das licenciaturas e mestrandos do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Nosso interesse é expor as contribuições do grupo com a pesquisa narrativa, a pesquisa cartográfica em estudos com os cotidianos e a perspectiva ecologista de educação, entrelaçando a educação das relações étnico-raciais com a educação ambiental, tecidas nos cotidianos escolares e em outras redes educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soler Gonzalez, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e professor do Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação da Ufes.

 

Andreia Teixeira Ramos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Univerdade de Sorocaba com bolsa CAPES. Professora substituta do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Trabalha com a disciplina de "Educação das relações étnico-raciais para as licenciaturas e "Didática" para o curso de Pedagogia.

Referências

ALVES, Nilda. Sobre as razões das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In: GARCIA, Leite Regina (org.). Diálogos cotidianos. Petrópolis, RJ: DP et Alii e Faperj, 2010. p. 67-82.

ALVES, Nilda. Sobre as redes educativas que formamos e que nos formam. In: ALVES, Nilda. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas: memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez, 2019. 300 p.

BARCHI, Rodrigo. Uma educação ambiental libertária. Revista eletrônica Mestrado em Educação Ambiental, Revista do PPGEA/Furg-RS, v. 22, jan./jul. 2009.

BARCHI, Rodrigo. Educação ambiental e (eco)governamentalidade. Ciência & Educação, Bauru, v. 22, n. 3, p. 635-650, 2016a.

BARCHI, Rodrigo. Poder e resistência nos diálogos das ecologias licantrópicas, infernais e ruidosas com as educações menores e inversas (e vice-versa). 2016. 321 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2016b.

BARONI, Patrícia Raquel. Sustentabilidades praticadaspensadas: lampejos de pirilampos das escolas de dificílimo acesso de Duque de Caxias/RJ. 2016. 237 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Verbete “Andarilhagem”. In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed., rev. amp. 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

BRASIL. Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394 [...] para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” [...]. Brasília, DF: Presidência da República [2003]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 19 jul. 2021.

BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394 [...] para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, DF: Presidência da República [2008]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 19 jul. 2021.

COSTA, Larissa. O que é um podcast? Para que serve? Conheça algumas sugestões de programas. BRASIL DE FATO MG, Belo Horizonte, 10 fev. 2021. Disponível em: https://www.brasildefatomg.com.br/2021/02/10/o-que-e-um-podcast-para-que-serve-conheca-algumas-sugestoes-de-programas. Acesso em: 06 ago. 2021.

CORES e Botas. Direção: Juliana Vicente. Produção Executiva: Nalu Béco. Roteiro: Juliana Vicente. [S. l.]: Preta Porte, 2010. 1 vídeo (15 min 55 s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ll8EYEygU0o. Acesso em: 12 ago. 2021.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano – artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2008.

EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. Rio de Janeiro: Malê, 2016a.

EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas, 2016b.

EVARISTO, Conceição. Becos da Memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2017a.

EVARISTO, Conceição. Histórias de leves enganos e parecenças. Rio de Janeiro: Pallas, 2017b.

EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Pallas, 2017c.

EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Rio de Janeiro: Pallas, 2017d.

FARIA, Fledson Silva; GONZALEZ, Soler. Educação Ambiental com os usos de drones e artefatos tecnoculturais nos manguezais e cotidianos escolares. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO- SUDESTE, 14., 2020, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Programas de Pós-Graduação PropED, PPGedu e PPGECC, 2020.

FARIAS, Fledson Silva. Educações ambientais políticas com os usos de drones e artefatos tecnoculturais na reserva de desenvolvimento sustentável dos manguezais de Cariacica e nos cotidianos escolares. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021, 205 p.

FERRAÇO, Carlos Eduardo. Eu, caçador de mim. In: GARCIA, Regina Leite (org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 157-175.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011a.

FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011b.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 58. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos: São Paulo: Paz e Terra, 2014b.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015a.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: Reflexões sobre minha vida e minha práxis. São Paulo: Paz e Terra, 2015b.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. A África ensinando a gente: Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011a.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Aprendendo com a própria história. São Paulo: Paz e Terra, 2011b.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Dialogando com a própria história. São Paulo: Paz e Terra, 2011c.

GOMES, Nilma Lino. Educação, relações étnico-raciais e a Lei 10.639/03. Portal Geledés. [S. l. s. n.], 27 ago. 2011. Disponível em: https://www.geledes.org.br/educacao-relacoes-etnico-raciais-e-a-lei-1063903/. Acesso em: 6 abr. 2020.

GONZALEZ, Soler. Educação ambiental autopoiética entre manguezais, redes cotidianas escolares e práticas pesqueiras. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-

GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia/UFG, 2013a.

GONZALEZ, Soler. Educação ambiental autopoiética com as práticas do bairro Ilha das Caieiras entre os manguezais e as escolas. 2013. 159 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013b.

GONZALEZ, Soler; TRISTÃO, Martha. Educação ambiental autopoiética com oficinas de mapas entre os manguezais e os cotidianos escolares da Ilha das Caieiras. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 11., 2014, São João Del Rei. Anais [...]. São João Del Rei, MG: Universidade Federal de São João Del Rei, 2014.

GONZALEZ, Soler; RAMOS, Andreia Teixeira. Cartografia Social da Educação Ambiental no/do Município e Cariacica: Possibilidades emergentes para a Formação de Comunidades Sustentáveis. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 10., 2011, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Unirio, Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões, Rio de Janeiro, 2011.

GONZALEZ, Soler; RAMOS, Andreia Teixeira. Humberto Maturana e seus atravessamentos com a educação ambiental e formação de educadores/as. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL REDES, 7., 2013, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro/RJ: UERJ, 2013a.

GONZALEZ, Soler; RAMOS, Andreia Teixeira. Cartografias das práticas cotidianas em educação ambiental em Aracruz/ES: problematizando saberesfazeres socioambientais na atualidade. In: Encontro de pesquisa em educação ambiental (EPEA), 7., 2013, Rio Claro-SP. Anais [...]. Rio Claro-SP: Unesp, 2013b.

GONZALEZ, Soler; RAMOS, Andreia Teixeira. Educação Ambiental autopoiética em redes de conversações na vida cotidiana. Textura, n. 30, jan./abr. 2014.

GONZALEZ, Soler; RAMOS, Andreia Teixeira. Educação ambiental, manguezais, cotidianos escolares, práticas pesqueiras e outros espaços de convivência e de formação de professores/as. In: Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, 37., 2015, Florianópolis-SC. Anais [...]. Florianópolis-SC: UFSC, 2015a.

GONZALEZ, Soler; RAMOS, Andreia Teixeira. Narradores da maré: Educação ambiental e as artes de narrar, morar, pescar e cozinhar com os manguezais e cotidianos escolares. In: Seminário Internacional, 8., 2015, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro-RJ: UERJ, 2015b.

GONZALEZ, Soler; RAMOS, Andreia Teixeira. Potencial político e pedagógico de um projeto de pesquisa, ensino e extensão com os cotidianos escolares, práticas do bairro e manguezais. In: Congresso Internacional de Educação, 1., 2016, Sorocaba-SP. Anais [...]. Sorocaba: UNISO, 2016.

GONZALEZ, Soler; RAMOS, Andreia Teixeira. Narradores da maré: práticas pedagógicas por entre manguezais, comunidades e cotidianos escolares. In: Seminário Internacional as Redes Educativas e as Tecnologias, 10., 2019, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro-RJ: UERJ. 2019a.

GONZALEZ, Soler; RAMOS, Andreia Teixeira. Há uma horta no meio da cidade. QUAESTIO: Revista de Estudos em Educação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 157-178, 2019b. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/3514. Acesso em: 17 nov. 2021.

GONZALEZ, Soler; RAMOS, Andreia Teixeira; RANGEL, Iguatemi Santos. Educação Ambiental e Formação de Professores numa perspectiva Autopoiética. In: Endipe: encontro nacional de didática e prática de ensino, 16., 2012, Campinas, São Paulo. Anais [...]. Campinas-São Paulo: UNICAMP, 2012a.

GONZALEZ, Soler; RAMOS, Andreia Teixeira; RANGEL, Iguatemi Santos. Educação Ambiental numa perspectiva autopoiética e as Redes de Conversações na Formação de Educadores/as. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 35., Grupo de Trabalho 22 - Educação Ambiental, 2012, Galinhas, Pernambuco. Anais [...]. Porto De Galinhas-Pernambuco: ANPEd, 2012b.

GONZALEZ, Soler; RAMOS, Andreia Teixeira. Narradores da maré: práticas pedagógicas de um projeto de extensão, ensino e pesquisa, por entre manguezais, comunidades ribeirinhas e cotidianos escolares. In: CID, Eduardo Fausto Kuster; GOMES, Eduardo Rodrigues; OLIVEIRA, Hudson Cássio Gomes de; FIGUEIRAS, Marcio de Paulo (org.). Abordagens territoriais e práticas pedagógicas em territórios pesqueiros. 1 ed. Vitória: Cousa, 2018, v. 1, p. 1-185.

GONZALEZ, Soler; SILVA, Pauliano Roberto Martins da. Narradores da Maré: estudo e produção de mapas digitais com os saberes socioambientais e geográficos de comunidades tradicionais dos catadores de caranguejos e das paneleiras do Bairro Goiabeiras Velha. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFES, 2016, Vitória-ES. Anais [...]. Vitória: [s. n.], 2016. ISSN: 2357-7746.

GONZALEZ, Soler; SILVA, Pauliano Roberto Martins. Momentos e acontecimentos da história ambiental e das tragédias ecológicas na Bacia do Rio Doce narrados por meio de fotografias, notícias e vídeos. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFES, 2020, Vitória-ES. Anais [...]. Vitória: [s. n.], 2020. ISSN: 2357-7746.

GONZALEZ, Soler; NOGUEIRA, Gabriel Silva. Narradores da Maré: perpetuação dos saberes populares e tradicionais dos catadores de caranguejo da Baía de Vitória e a produção de vídeo documentário experimental. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFES, 2017, Vitória-ES. Anais [...]. Vitória: [s. n.], 2017. ISSN: 2357-7746.

GONZALEZ, Soler; LEITE, Lucas de Souza. Perspectivas ecologistas nas narrativas e histórias de vida contadas pelas paneleiras de Goiabeiras e suas contribuições com a formação de educadores/a. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFES, 2017, Vitória-ES. Anais [...]. Vitória: [s. n.], 2017. ISSN: 2357-7746.

GONZALEZ, Soler; LEITE, Lucas de Souza. Educação ambiental, meio ambiente, representações sociais, narrativas e práticas pedagógicas nos cotidianos escolares. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFES, 2018, Vitória-ES. Anais [...]. Vitória: [s. n.], 2018.

GURI. Direção: Adriano Monteiro. Roteiro: Adriano Monteiro. Produção: Adriano Monteiro. [S. l. s. n.], 2019. 1 vídeo (13 min). Disponível: https://www.facebook.com/CurtaGuri/. Acesso em: 12 ago. 2021.

GRUPO DE PESQUISA TERRITÓRIOS DE APRENDIZAGENS AUTOPOIÉTICAS. Espelho. Diretório dos grupos de pesquisa no Brasil - Lattes. In: CNPq. [S. l. s. n.], 2014. Disponível em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3496160664481516. Acesso em: 12 ago. 2021.

GPS ESSENTIALS. In: GPSESSENTIALS. Disponível em: https://www.gpsessentials.com/. Acesso em: 12 ago. 2021.

GUIMARÃES, Leandro Belinaso; KRELLING, Aline Krelling; BRACELOD, Valdo (org.). Tecendo a educação ambiental na arena cultural. Petrópolis, RJ: DP et Alii, 2010.

GUIMARÃES, Leandro Belinaso et al. (org.). Ecologias inventivas: conversas sobre educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2012.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (BRASIL). Ofício das Paneleiras de Goiabeiras [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional]. Brasília, DF: IPHAN, 2006. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/51. Acesso em: 12 ago. 2021.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.

JESUS, Victor de. Racializando o olhar (sociológico) sobre a saúde ambiental em saneamento da população negra: um continuum colonial chamado racismo ambiental. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 29, n. 2, e180519, 2020.

KBELA. Direção: Yasmin Thayná. Roteiro: Yasmin Thayná. Assistente de produção: Douglas Bolzan. [S. l. s. n.], 2015. (21 min 45 s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LGNIn5v-3cE. Acesso em: 12 ago. 2021.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhias das Letras, 2019.

MATURANA, Humberto. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

MAULIN, Gilfredo Carrasco. Lugares e tempos em narrativas de uma educação ambiental pós-colonial no Sítio dos Crioulos-Jerônimo Monteiro-ES. 2013. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Educação.

MULHERES de Barro. Direção: Edileuza Penha de Souza. Produção: Jamilda Bento. Roteiro: Edileuza Penha de Souza. [Espírito Santo]: Hysteria, 2014. 1 vídeo (26 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4faXQjAZXVY&t=38s. Acesso em: 27 abr. 2019.

NARRADORES de Javé. Direção de Eliane Caffé. Rio de Janeiro: Bananeira Filmes / Gullane Filmes / Laterit Productions / RioFilme, 2003. 1 vídeo (100 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Trm-CyihYs8&t=4s. Acesso em: 3 maio 2019.

NARRADORES DA MARÉ. In: FACEBOOK. Espírito Santo, [página criada em 2014] 27 out. 2014. Disponível em: https://www.facebook.com/Narradores-da-Mar%C3%A9-880737971944702. Acesso em: 12. ago. 2021.

NARRADORES DA MARÉ. In: BLOGSPOT. Espírito Santo, [página criada em 2014] 27 out. 2014. Disponível em: http://narradoresdamare.blogspot.com/. Acesso em: 12 ago. 2021.

NARRADORES DA MARÉ. In: INSTAGRAM. [S. l.], [página criada em 2020] Disponível em: https://www.instagram.com/narradoresdamare/?hl=pt-br. Acesso em: 12 ago. 2021.

NARRADORES DA MARÉ. In: YOUTUBE. [S. l.], [página criada em 2017] 3 fev. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCat6MvayMz7-YRntXS2TxDw. Acesso em: 12 ago. 2021.

NARRADORES DA MARÉ. In: SPOTIFY. [S. l.], [página criada em 2021] Disponível em: https://open.spotify.com/show/512E8eKQkvNbJXxBfLG0Et. Acesso em: 12 ago. 2021.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. et al. (org.). Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expressão. Petrópolis, RJ: DP et Alii e Faperj, 2010.

RAMOS, Andreia Teixeira; GONZALEZ, Soler. Educação ambiental numa perspectiva autopoiética na formação de educadores/as. Pró-discente (Online), v. 18, p. 52-65, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/prodiscente/issue/view/381. Acesso em: 12 ago. 2021.

RAMOS, Andreia Teixeira. Educação ambiental entre práticas culturais cotidianas dos mascarados do congo. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia/UFG, 2013a.

RAMOS, Teixeira Andreia. Educação ambiental entre os carnavais dos amores com os mascarados do congo de Roda D’Água. 2013. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES, 2013b.

RAMOS, Andreia Teixeira; TRISTÃO, Marta. Educação Ambiental entre brincadeiras com os mascarados do congo nas oficinas culturais com os cotidianos escolares. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 11., 2014, São João Del Rei. Anais [...]. São João Del Rei, MG: Universidade Federal de São João Del Rei, 2014.

RAMOS, Andreia Teixeira. Mulheres no congo do Espírito Santo: práticas de re-existência ecologista com os cotidianos escolares. 2018. 319 f. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniso, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, São Paulo, 2018.

RAMOS, Andreia Teixeira. Mulheres do congo: educação e outras ecologias. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO- SUDESTE, 14., 2020, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Programas de Pós-Graduação PropED, PPGedu e PPGECC, 2020.

RAMOS, Andreia Teixeira. Geografia dos afetos - cartas, cartões postais, diário de campo e caderno de uma pesquisadora. Vitória: Pedregulho, 2021. 196 p. Disponível em: https://www.editorapedregulho.com.br/downloads. Acesso em: 6 jul. 2021.

RAMOS, Andreia Teixeira; GONZALEZ, Soler. Práticas pedagógicas dialógicas como possibilidade de criação de currículos nos cotidianos escolares. Revista Espaço do Currículo, v. 13, p. 583-591, 2020.

REIGOTA, Marcos. Ecologistas. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 1999.

REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Coleção Primeiros Passos; 292).

REIGOTA, Marcos. Aspectos teóricos e políticos das narrativas: ensaio pautado em um projeto transnacional. In: CORDEIRO, Rosineide; KIND, Luciana (org.). Narrativas, gênero e política. Curitiba: CRV, 2016. p. 49-66.

REIGOTA, Marcos; PRADO, Bárbara Heliodora Soares do. Educação ambiental: Utopia e práxis. São Paulo: Cortez, 2008.

RIBEIRO, Marcia Cristina Mazocco. Entre fios, nós e educações ambientais: narrativas ecologistas de mulheres de Cariacica. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.

RIBEIRO, Marcia Cristina Mazocco. Trajetórias de mulheres nos processos de implementação de uma política municipal de educação ambiental. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO- SUDESTE, 14., 2020, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Programas de Pós-Graduação PropED, PPGedu e PPGECC, 2020.

SANTOS, Edilene Machado dos. Cartografias e narrativas das educações ambientais e ecologias insubmissas nos cotidianos das mulheres na bacia do rio formate, Viana (ES). Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020, 212 p.

SANTOS, Edilene Machado dos; GONZALEZ, Soler. Práticas de educação ambiental: preservação de um rio nos cotidianos de uma comunidade. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO- SUDESTE, 14., 2020, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Programas de Pós-Graduação PropED, PPGedu e PPGECC, 2020.

SILVEIRA, Roberto Márcio da. Geografia das cores: práticas pedagógicas libertárias e ecologistas em educação nos cotidianos escolares. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019, 160 p.

SILVEIRA, Roberto Márcio da Silveira; GONZALEZ Soler. Reinventando geografias e ecologias com a própria história: caderno-catálogo educativo. Vitória: Organização de Vitória, Universidade Federal do Espírito Santo, 2019. 34 p.

SOARES, Conceição; SANTOS, Edmeia. Artefatos tecnoculturais nos processos pedagógicos: usos e implicações para os currículos. In: ALVES, Nilda. Libâneo, José Carlos. Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Editora Cortez, 2012. p. 308-330.

UM OLHARPASSARINHO sobre a comunidade, os manguezais e suas ecologias. Direção: Fledson Silva Farias. [Espírito Santo]: Flex Filmes Brasil, 2021b. 1 vídeo (22 min 36 s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dhUG1ncKHIY. Acesso em: 12 ago. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Projeto de extensão nº 161 - narradores da maré SIEX #400927. Vitória: DEPS, 2014. Disponível em: https://projetos.ufes.br/#/projetos/161/informacoes. Acesso em: 12 ago. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Gonzalez, S., & Ramos, A. T. (2021). Educação ambiental nas redes educativas do grupo de pesquisa Territórios de Aprendizagens Autopoiéticas. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(3), 73–97. https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13414