Buscando inspiração entre povos indígenas brasileiros para educar as crianças em conexão com a Terra.

Autores

  • Lea Tiriba Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Amanda Vollger Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Jéssica Pereira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13522

Palavras-chave:

educação, infâncias indígenas, natureza

Resumo

Este artigo tem o objetivo de compartilhar resultados parciais de pesquisas sobre relações entre crianças e natureza entre povos indígenas brasileiros. Os achados aqui apresentados são frutos de pesquisa bibliográfica, análise de teses e dissertações e artigos de universidades públicas do sudeste brasileiro, como depoimentos de lideranças e visitas a aldeias indígenas. Os referenciais teóricos são buscados em filosofias não hegemônicas, especialmente, Spinoza (2009) e em epistemologias nativas (KRENAK, 2019, 2020; BISPO, 2015). Os resultados revelam a importância de conhecer e compreender as culturas originárias brasileiras, que tem como cerne a busca pela vitalidade, pela pulsão de experienciar a vida com o outro e com o cosmo. A educação de suas crianças é pautada em princípios de autonomia, liberdade e amizade. Nossas pesquisas buscam aprender com esses povos os saberes necessários a um convívio equilibrado entre seres humanos e com a natureza.

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Biografia do Autor

Lea Tiriba, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora da graduação e da pós-graduação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É coordenadora do Grupo de Pesquisa Infâncias Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental (GITAKA) e do Núcleo Infâncias, Natureza e Artes (NINA).

Amanda Vollger, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pesquisadora do grupo "Infâncias, Tradições ancestrais e cultura ambiental".

Jéssica Pereira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pesquisadora do grupo "Infâncias, Tradições ancestrais e cultura ambiental".

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

Tiriba, L. ., Vollger, A., & Pereira, J. (2021). Buscando inspiração entre povos indígenas brasileiros para educar as crianças em conexão com a Terra . REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(3), 98–116. https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13522