História das abelhas nativas

ciência cidadã e emancipação nas interfaces da educação e da conservação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.16672

Palavras-chave:

áreas protegidas, educação ambiental, monitoramento participativo, abelhas nativas, unidades de conservação

Resumo

History of Native Bees: Citizen Science and Emancipation at the Interfaces of Education and Conservation

Neste ensaio, refletimos e tecemos comentários a respeito da existente lacuna de conhecimento sobre as espécies de abelhas nativas (epistemicídio) e a possibilidade da inserção da história dessas abelhas em atividades educacionais realizadas em Unidades de Conservação (UCs - áreas protegidas) sob a perspectiva da ciência cidadã. Ainda, relatamos brevemente um processo de formação de monitores ambientais/gestores em conteúdos relacionados às abelhas nativas e à ciência cidadã para que se tornem agentes multiplicadores desse conhecimento, objetivando uma aproximação dos atores sociais das UCs com os demais setores da sociedade para a gestão participativa destes espaços.

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Biografia do Autor

Vanessa Veruli, Universidade Federal do ABC

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Ensino e História das Ciências e da Matemática (UFABC), especialista em Gestão Ambiental (SENAC), bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP) Ribeirão Preto. Monitora Ambiental da Fundação Florestal.

Natalia Ghilardi-Lopes, Universidade Federal do ABC

Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, doutora em Ecologia Marinha (Universidade de São Paulo). Professora Associada no Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC.

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Veruli, V., & Ghilardi-Lopes, N. (2025). História das abelhas nativas: ciência cidadã e emancipação nas interfaces da educação e da conservação. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 30(1), 1–18. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.16672

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