A formação coletiva de educadoras ambientais em uma experiência de Educação Ambiental de base Comunitária em Magé, RJ.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16466

Palavras-chave:

Educação Ambiental de Base Comunitária, Mulheres, Formação de educadoras ambientais, Paulo Freire, Pesquisa Ação Pedagógica

Resumo

The collective formation of environmental educators in a Community- based Environmental education experience, in Magé, RJ.

Acompanhamos o processo de formação coletiva e popular de um grupo de educadoras ambientais comunitárias, em Magé, RJ, a partir dos referenciais teóricos da Educação Ambiental de Base Comunitária, a Educação Popular freireana e a Ecologia Política latino-americana. O objetivo foi identificar e refletir sobre os elementos que fundamentam essa formação coletiva, em um espaço não formal de educação, onde as mulheres das classes populares, protagonistas do trabalho comunitário, tornam-se educadoras ambientais. Os eixos temáticos analisados foram: as “rodas de estudo”; o diálogo de saberes e a relação entre o comunitário e o ambiental, com a qual as mulheres desenvolvem sua práxis e produzem conhecimentos ambientais contextualizados à realidade de suas comunidades.

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Biografia do Autor

Carolina Alves Gomes de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação, com ênfase em Educação Ambiental (UNIRIO). Mestre em Biologia Marinha pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada no bacharelado e na licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua como professora de ciências e biologia, educadora ambiental e pesquisadora na área da educação ambiental e gênero. Possui experiência na área da educação popular com grupos de mulheres, participando da formação de educadoras ambientais comunitárias e em projetos de alfabetização ecológica junto à ONG Água Doce - serviços populares, em Magé, RJ.

Bárbara Pelacani, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Bárbara Pelacani é Bióloga, bacharel e licenciada, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2009), com pós-graduação em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Veiga de Almeida (2015). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2018). Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social no programa EICOS da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Integra o Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur - GEASur, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. 

Celso Sánchez, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Possui graduação em Licenciatura em Ciências BIológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Psicossociologia de Comunides e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) . É professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e coordenador do Grupo de Estudos de Educação Ambiental desde el Sur (GEASur/UNIRIO). 

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Publicado

2025-02-28

Como Citar

Oliveira, C. A. G. de, Pelacani, B., & Sánchez, C. (2025). A formação coletiva de educadoras ambientais em uma experiência de Educação Ambiental de base Comunitária em Magé, RJ. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(2), 1–21. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16466