Aprendizado lúdico

conhecendo as briófitas e fitofisionomias do Pampa brasileiro por meio de um jogo digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18309

Palavras-chave:

biodiversidade, campos sulinos, conservação, educação ambiental, jogos digitais

Resumo

Playful learning: discovering the bryophytes and phytophysiognomies of the Brazilian Pampa through a digital game

O Brasil é um dos países megadiversos, com seis biomas terrestres, sendo o Pampa um dos menos conhecidos. Apesar de parecer fisionomicamente homogêneo, o Pampa possui distintas formações vegetacionais, com inúmeras espécies, dentre as quais estão as briófitas, que apesar de sua importância, são frequentemente negligenciadas em levantamentos florísticos. Para abordar essa lacuna de conhecimento, tanto do Pampa quanto das briófitas, o jogo digital “Jornada Briófitas Pampa” foi desenvolvido, visando educar sobre a biodiversidade do Pampa e das briófitas de forma interativa. O jogo oferece uma narrativa envolvente, permitindo que os jogadores explorem diferentes fitofisionomias, enfrentando desafios que refletem ameaças reais ao bioma. A iniciativa busca cultivar um senso de responsabilidade ambiental, engajando o público em questões de conservação. Ao disponibilizar o jogo gratuitamente, a proposta visa sensibilizar e instigar a preservação da biodiversidade local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Teixeira Aires, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Bacharel em Ciências Biológicas (UFPEL), mestre em Ambiente e Sustentabilidade (UERGS), pós-graduanda (lato sensu) em Florestas Urbanas (UFRRJ), Técnica especialista em vegetação - Programa Municipal de Arborização e Manutenção das Áreas Verdes - PROARBO (UFPEL e SMMA - Rio Grande).

Felipe Gonzatti, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (UCS), mestre e doutor em Botânica (UFRGS), Professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul.

Juçara Bordin, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Licenciada em Ciências Biológicas (UCS), mestre e doutora em Botânica (IBt-SP), Professora adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Referências

ANDRADE, Bianca; DRÖSE, Willian; AGUIAR, Carlos A., et al. 12.500+ and counting: biodiversity of the Brazilian Pampa. Frontiers of Biogeography, [s.l.], v. 15, n. 1, p. 1-15, 2023.

AUGUST, Diane et al. Inquiry-Based Science Instruction and English Language Learners: A Multilevel Examination of Teacher Practices and Student Outcomes. American Educational Research Journal, v. 51, n. 4, p. 682-714, 2014.

BOLDRINI, Ilsi et al. Bioma Pampa: diversidade florística e fisionômica. Porto Alegre: Editora Pallotti, 2010.

BORDIN, Juçara; KIST, Silvia O.; REBOUÇAS, Camilo V., et al. Processo de criação do jogo digital Jornada Biomas Escolas e exploração de seu potencial educacional. Revista Educaonline, v. 17, n. 2, p. 6-20, 2023a. Disponível em: https://revistaeducaonline.eba.ufrj.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/2023-2/processo-de-cria%C3%A7%C3%A3o-do-jogo-digital-jornada-biomas. Acesso em: 12 out. 2024.

BORDIN, Juçara et al. De longe parece igual, de perto é diferente! Um jogo digital para conhecer as briófitas do Pampa brasileiro. In: DANI, J. et al. (orgs). Ciências na escola: Práticas de Bioinformática para o Ensino Médio. 1. ed. Educs, 2023b. Disponível em: https://www.ucs.br/educs/livro/ciencia-na-escola-praticas-de-bioinformatica-para-o-ensino-medio-4141/. Acesso em 10 abr. 2025.

CHENG, Yuh-Ming et al. Investigating elementary school students' technology acceptance by applying digital game-based learning to environmental education. Australasian Journal of Educational Technology, v. 29, n. 1, 2013.

CHOMENKO, Luiza; BENCKE, Glayson A. Nosso Pampa desconhecido. Porto Alegre: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, 2016.

DEHGHANZADEH, Hojjat et al. Using gamification to support learning in K‐12 education: A systematic literature review. British Journal of Educational Technology, v. 55, n. 1, p. 34-70, 2024.

EZURIKE, Chukwuemeka A.; NWANKWO, Benedict C. Role of environmental education in fostering sustainable behaviours among urban school students: a survey-based investigation. International Journal of Studies in Education, v. 20, n. 2, p. 127-137, 2024.

FLORA E FUNGA DO BRASIL. Disponível em: http://floradobrasil.jbrj.gov.br/. Acesso em: 12 out. 2024.

GEE, James P. Why Video Games Are Good for Your Soul: Pleasure and Learning. 1. ed. Melbourne: Common Ground Publishing, 2005.

GLIME, Janice M. Bryophyte Ecology. 2006. Online. Disponível em: https://digitalcommons.mtu.edu/bryophyte-ecology/. Acesso em: 12 out. 2024.

GRADSTEIN, Robert; CHURCHILL, Steven P.; SALAZAR-ALLEN, Noris. Guide to the bryophytes of tropical America. Memoirs of The New York Botanical Garden, v. 86, p. 1-577, 2001.

KAPP, Karl M. The Gamification of Learning and Instruction: Game-Based Methods and Strategies for Training and Education. San Francisco: Pfeiffer, 2012.

MACEDO, Tarcízio. Jogos digitais são aliados na popularização da ciência. Jornal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ed. 113, 11/08/2022. Disponível em: https://www.ufrgs.br/jornal/jogos-digitais-sao-aliados-na-divulgacao-e-popularizacao-da-ciencia/. Acesso em: 12 out. 2024.

MITTERMEIER, Russell A.; GIL, Paulo R.; MITTERMEIER, Christian G. Megadiversity: Earth’s biologically wealthiest nations. Mexico City: CEMEX, 1997.

NASCIMENTO, Elisangela C. M.; LINO, Idevando A. Educação Ambiental na formação do cidadão ecológico. Extensão universitária: um caminho de integração e aprendizagem, v. 1, 2021.

PALMER, Joy A. Environmental education in the 21st century: theory, practice, progress and promise. Environmental Education Research, v. 4, n. 4, p. 419-429, 1998.

PILLAR, Valério P.; MÜLLER, Sandra C.; CASTILHOS, Zélia M. S.; JACQUES, Aino V. A. Campos Sulinos: conservação e uso sustentável da biodiversidade. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2009.

SiBBr – Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2025. Disponível em: https://www.sibbr.gov.br/. Acesso em: 10 abr. 2025.

SOMORRIBA, G. et al. Mosses and liverworts of Apple River Canyon State Park. Games. 2025. Disponível em: https://bryophyteportal.org/portal/checklists/checklist.php?clid=97&dynclid=0. Acesso em: 10 abr. 2025.

STEVENSON, Robert B. Schooling and environmental education: Contradictions in purpose and practice. Environmental Education Research, v. 13, n. 2, p. 139-153, 2007.

TESSER, Therrése T. et al. Application of the dry and wet biomass of bryophytes for phytoremediation of metals: Batch experiments. Environmental Challenges, v. 5, p. 100382, 2021.

VANDERPORTER, Alain; GOFFINET, Bernard. Introduction to Bryophytes. New York: Cambridge University Press, 2009.

VERDUM, Roberto. Paisagem do Pampa: monotonia que se rompe no espaço e no tempo. In: BENCKE, G. A.; CHOMENKO, L. (Orgs.). Nosso Pampa desconhecido. Porto Alegre: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, 2016. p. 45-60.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

Teixeira Aires, E., Gonzatti, F., & Bordin, J. (2025). Aprendizado lúdico: conhecendo as briófitas e fitofisionomias do Pampa brasileiro por meio de um jogo digital. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 30(1), 1–19. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18309

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.