Percepção Ambiental e Resíduos Sólidos

estudo aplicado com alunos de uma Instituição de Ensino Superior localizada no Município de Juiz de Fora (MG)

Autores

  • Christian Ricardo Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) https://orcid.org/0000-0002-5994-9603
  • Cristiane Motta Nascimento Instituto Doctum de Educação e Tecnologia
  • Weley Rodrigues da Silva Instituto Doctum de Educação e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15404

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino superior, Percepção ambiental, Resíduos sólidos

Resumo

Environmental perception and solid waste: a study conducted with students of a Higher Education Institution in Juiz de Fora, State of Minas Gerais (MG)

O presente estudo teve o objetivo de avaliar a percepção ambiental relacionada aos resíduos sólidos de alunos de cursos de graduação em Engenharia de uma instituição de ensino superior. Para tanto, utilizou-se a metodologia survey, expressa na aplicação de um questionário, com um total de 18 questões, abordando as práticas cotidianas relacionadas aos resíduos sólidos e a gestão municipal integrada de resíduos sólidos. Os resultados encontrados demonstraram uma maior adesão dos alunos do curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária às práticas pró-ambientais. Os alunos desse curso demonstraram o maior conhecimento em relação à gestão integrada de resíduos sólidos e aos problemas decorrentes de sua ausência ou inadequação. Destacou-se o elevado percentual de alunos do curso de graduação em Engenharia Civil que não adotam práticas pró-ambientais e que desconhecem os aspectos relacionados à destinação final e à disposição final ambientalmente adequadas de resíduos sólidos.

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Biografia do Autor

Christian Ricardo Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Análise Ambiental pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Docente e vice-coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública em Proteção e Defesa Civil da da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Docente do Curso de Especialização em Cidades Resilientes a Desastres da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Cristiane Motta Nascimento, Instituto Doctum de Educação e Tecnologia

Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Instituto Doctum de Educação e Tecnologia. 

Weley Rodrigues da Silva, Instituto Doctum de Educação e Tecnologia

Graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Instituto Doctum de Educação e Tecnologia. 

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

Ribeiro, C. R., Nascimento, C. M., & Silva, W. R. da . (2023). Percepção Ambiental e Resíduos Sólidos: estudo aplicado com alunos de uma Instituição de Ensino Superior localizada no Município de Juiz de Fora (MG). Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(1), 1–35. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15404