Educação ambiental e seus desafios no ensino superior: Um Estudo de caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Bragança

Igor Padilha de Souza, Laila Suellen Sntana Chaves, Lena Claudia dos Santos Amorim Saraiva, Marcos Ronielly da Silva Santos, Marcelo Santos de Mendonça

Resumo


A Educação Ambiental tem sido objeto de vários debates nacionais e internacionais, que produziram uma série de recomendações e orientações para sua implementação como prática sistemática nas escolas. Neste contexto esse artigo analisa a educação ambiental e seus desafios no ensino superior; levando em consideração uma Instituição Federal de Educação Pública. A metodologia da pesquisa está pautada no método dedutivo-indutivo e de acordo com a NBR 14724 de 2011, com a aplicação de questionários e revisão bibliográfica sobre os temas: educação ambiental, práticas de ensino e ensino superior. O artigo foi organizado em três etapas fundamentais: levantamento bibliográfico, coleta de dados e sistematização dos resultados. A partir dos procedimentos metodológicos empregados na pesquisa considera-se que a educação ambiental é tratada de forma rasa e transversal nos currículos e práticas no ensino superior. Ausentando-se de muitos processos formativos e educacionais pela necessidade de professores de áreas afins e pelo baixo número livros e ações metodológicas que tratem e divulguem o tema proposto.

Palavras-chave


Educação ambiental; Ensino superior; Instituição de ensino;

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DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i1.6845

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