Educação Ambiental no Ensino Superior

reflexões sobre uma disciplina a partir da produção discente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.13309

Palavras-chave:

Metodologias participativas, avaliação, educação bancária, princípios da educação ambiental, Educação Ambiental

Resumo

Esta pesquisa tem como contexto empírico uma turma da disciplina Educação Ambiental e Cidadania de uma universidade federal brasileira. Os objetivos da pesquisa são levantar os conteúdos oferecidos pela disciplina que foram mencionados pelos estudantes em seus trabalhos finais; e levantar os argumentos utilizados pelos estudantes para a escolha de tais conteúdos. A metodologia foi análise de conteúdo. Conclui-se sobre o papel central da metodologia na composição da disciplina, a importância da dimensão pedagógica da educação ambiental e a importância da disciplina na desconstrução de sensos comuns que são trazidos pelos estudantes para o ensino superior acerca de questões ambientais e da educação ambiental.

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Biografia do Autor

Daniel Fonseca de Andrade, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Ciência Ambiental, docente do Departamento de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, e coordenador do LAPEAr, Laboratório de Ações e Pesquisas em Educação Ambiental.

Tainá Figueroa Figueiredo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Cientista Ambiental, Bióloga, Mestra e Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde no Instituto NUTES/UFRJ. Atualmente é pesquisadora no Laboratório de Limnologia UFRJ, investiga processos de formação docente em educação ambiental e educação em ciências

Aline Silva Machado, Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, na temática de educação sobre drogas. Possui mestrado pela Escola Nacional de Botânica Tropical do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro - ENBT/ IP JBRJ, na área de Ecologia Vegetal; bacharelado e licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Atualmente integra o Diversias - Grupo de Estudos em Diversidade, Educação e Controvérsias da PUC-Rio e leciona na rede particular de ensino. Foi professora do Colégio de Aplicação da UFRJ e do Curso de Formação de Oficiais Bombeiros, do CBMERJ.

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

Fonseca de Andrade, D., Figueroa Figueiredo, T. ., & Silva Machado, A. (2022). Educação Ambiental no Ensino Superior: reflexões sobre uma disciplina a partir da produção discente. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(2), 1–26. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.13309