A Educação Ambiental e os agentes recicladores da cooperativa renascer - Canoas/RS/Brasil

Autores

  • Adriana Dias Siemionko
  • Vanessa Hernandez Caporlingua FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6072

Palavras-chave:

Agentes Recicladores. Cidadania. Educação Ambiental. Justiça Social.

Resumo

O artigo busca apresentar a possibilidade da Educação Ambiental contribuir com a emancipação de agentes recicladores da Cooperativa Renascer do município de Canoas/RS/Brasil porque, na sua maioria, são pessoas com baixa escolaridade e com perfil de exclusão social, o que gera dificuldades de inserção no mercado e acesso às políticas públicas. Para tanto, são abordadas reflexões envolvendo a Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória num projeto de ação realizado no Curso de Especialização em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG/RS/Brasil. A abordagem metodológica qualitativa, utilizada no projeto, teve como base a coleta de dados através da pesquisa-ação-participante e os resultados apontaram para possíveis transformações individuais e coletivas, obtidas através de atividades de Educação Ambiental promovidas com a intenção de preparar os cidadãos para exigirem justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Dias Siemionko

Graduada em Administração pela UFRGS; Pós-graduada em Gestão Pública pela UFSM; Especialista em Educação Ambiental pela FURG. adsiemionko@gmail.com.

Vanessa Hernandez Caporlingua, FURG

Doutora em Educação Ambiental; Professora da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – FURG; líder do grupo de pesquisa Direito e Educação Ambiental – GPDEA/CNPQ; vanessac@vetorial.net.

Downloads

Publicado

2018-01-02

Como Citar

Siemionko, A. D., & Caporlingua, V. H. (2018). A Educação Ambiental e os agentes recicladores da cooperativa renascer - Canoas/RS/Brasil. Ambiente &Amp; Educação, 22(1), 61–76. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6072

Edição

Seção

Dossiê Temático Educação Ambiental Não Formal