v. 22 n. 1 (2017)

					Visualizar v. 22 n. 1 (2017)
Publicado: 2018-01-02

Expediente

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.7702
    Caio Floriano dos Santos

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.7196
    Carlos RS Machado, Humberto Calloni, Caio Floriano dos Santos
    1

Dossiê Temático Educação Ambiental Não Formal

  • APRESENTAÇÃO do dossiê de Educação Ambiental Não Formal

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.7123
    Vanessa Hernandez Caporlingua, Dione Iara Kitzmann, Lucia Socoowski Anello
    2-3
  • A percepção ambiental acerca do parque estadual serra furada em docentes de uma escola pública de Grão-Pará

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6223
    Ney Laine Pickler Gil, Marcelo D'Aquino Rosa
    4-18
  • Educação Ambiental e saberes socioambientais: experiências com os visitantes do projeto tamar da ilha do papagaio, Vitória – ES

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6239
    Lorena Moreira Fardim, Soler Gonzalez
    19-39
  • Sociedades Sustentáveis: em defesa dos diálogos entre gerações. Um olhar crítico ao Desenvolvimento Sustentável

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.5973
    Isabel Georgina Patronis Dominguez
    40-60
  • A Educação Ambiental e os agentes recicladores da cooperativa renascer - Canoas/RS/Brasil

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6072
    Adriana Dias Siemionko, Vanessa Hernandez Caporlingua
    61-76
  • Temática socioambiental em Museus de Ciências: educação ambiental e a educação científica

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6103
    Valdir Lamim-Guedes
    77-95
  • Educação Ambiental em espaço não formal: a atuação da Igreja Católica

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6185
    Silvana de Souza Moraes, Gerson Luiz de Moraes, Rosane Aparecida Gomes Battistelle
    96-110
  • Educação ambiental dialógico-crítica com comunidades tradicionais no Pantanal de Mato Grosso: a solidariedade e os enfrentamentos nas práticas sociais

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6194
    Silvano Carmo de Souza, Amadeu José Montagnini Logarezzi
    111-131
  • Restaurando a Paisagem: Um Desafio Social e Ambiental

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6197
    Aline Beatriz Pacheco Carvalho, Letícia Camacho Escobar, Cristina Vargas Cademartori
    132-145
  • Um ensaio inicial: a luta ecológica como fonte de Educação Ambiental não formal da industrialização ao surgimento do movimento ecológico em Rio Grande/RS

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6247
    Antonio Carlos Porciuncula Soler, Eugênia Antunes Dias, Francisco Veras Quintanilha
    146-164
  • Educação Ambiental e Água: os diferentes olhares e perspectivas dentro da gestão pública

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6248
    Jessica Prudencio Trujillo Souza, Carolina Messora Bagnolo
    165-182
  • A representação social de meio ambiente como ponto de partida para ações de Educação Ambiental uma ocupação irregular como espaço de educação não escolar

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6249
    Roberta Soares da Rosa, Karine dos Santos
    183-197
  • Educação Ambiental crítica em espaço não formal: mapeamento ambiental da região de São Domingos no município de Sumaré/SP

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6237
    Áurea Cristina Bastos da Costa Pereira, Maria Guiomar Carneiro Tomazello
    198-216

Artigos

  • Ensino de Geografia e crise ambiental: representações das águas nos livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental (PNLD - 2014)

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.5735
    Mariana Recco Cancellier
    217-243
  • Os sentidos do discurso da Educação Ambiental no Ensino Técnico nos resumos de dissertações e teses brasileiras

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6541
    Leda Belitardo de Oliveira Pereira
    244-257
  • “Tintas naturais”: extensão Universitária e Educação Ambiental

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.5889
    Lilian Giacomini Cruz, Camilla da Silva Lima, Gabriela Missae Itihara, Ritielen Maciel Mirandola, Evander dos Santos Sanches, Glaucia Almeida de Morais
    258-274
  • Caminhos para a Educação Ambiental através da extensão e da interdisciplinaridade: a experiência do projeto tema em foco

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6494
    João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão, Hugo Vinícius Gomes Dutra
    275-292
  • “Somos produto da natureza”: a “natureza” apresentada pela linha de produtos natura ekos

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.5820
    Thaís Presa Martins
    293-313
  • Environmental perception and activities in environmental education based on socio-ecological resilience

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6158
    Mirlaine Rotoly de Freitas, Stella V. B. G. Matias, Renato L. G. Macedo, Nelson Venturin, Matheus Puggina de Freitas
    314-332
  • Percepção ambiental dos alunos do curso de Gestão Ambiental

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6521
    Magaly de Souza Alves, José Cavalcante Lacerda Junior, Mônica Alves de Vasconcelos, Maria Inês Gaspareto Higuchi, Henrique dos Santos Pereira
    333-348
  • Teatralizando a educação ambiental

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6140
    Caroline Araujo de Oliveira, Jacqueline Shirley Santos, Fernando Paixão Rosa, Viviane da Silva Brito, Talita Moura Fukuoka, Vanessa Aparecida André da Silva, Paulo Renato de Souza, Rodrigo de Oliveira Marcon, Vanessa Aparecida Soares, Debora Ayame Higuchi
    349-367

Resenhas

  • O Contrato Animal

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.5881
    Humberto Calloni, Karine Ferreira Sanchez
    368-371