v. 22 n. 1 (2017)

					Visualizar v. 22 n. 1 (2017)
Publicado: 2018-01-02

Expediente

  • Expediente

    Caio Floriano dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.7702

Editorial

  • Editorial

    Carlos RS Machado, Humberto Calloni, Caio Floriano dos Santos
    1
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.7196

Dossiê Temático Educação Ambiental Não Formal

  • APRESENTAÇÃO do dossiê de Educação Ambiental Não Formal

    Vanessa Hernandez Caporlingua, Dione Iara Kitzmann, Lucia Socoowski Anello
    2-3
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.7123
  • A percepção ambiental acerca do parque estadual serra furada em docentes de uma escola pública de Grão-Pará

    Ney Laine Pickler Gil, Marcelo D'Aquino Rosa
    4-18
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6223
  • Educação Ambiental e saberes socioambientais: experiências com os visitantes do projeto tamar da ilha do papagaio, Vitória – ES

    Lorena Moreira Fardim, Soler Gonzalez
    19-39
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6239
  • Sociedades Sustentáveis: em defesa dos diálogos entre gerações. Um olhar crítico ao Desenvolvimento Sustentável

    Isabel Georgina Patronis Dominguez
    40-60
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.5973
  • A Educação Ambiental e os agentes recicladores da cooperativa renascer - Canoas/RS/Brasil

    Adriana Dias Siemionko, Vanessa Hernandez Caporlingua
    61-76
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6072
  • Temática socioambiental em Museus de Ciências: educação ambiental e a educação científica

    Valdir Lamim-Guedes
    77-95
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6103
  • Educação Ambiental em espaço não formal: a atuação da Igreja Católica

    Silvana de Souza Moraes, Gerson Luiz de Moraes, Rosane Aparecida Gomes Battistelle
    96-110
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6185
  • Educação ambiental dialógico-crítica com comunidades tradicionais no Pantanal de Mato Grosso: a solidariedade e os enfrentamentos nas práticas sociais

    Silvano Carmo de Souza, Amadeu José Montagnini Logarezzi
    111-131
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6194
  • Restaurando a Paisagem: Um Desafio Social e Ambiental

    Aline Beatriz Pacheco Carvalho, Letícia Camacho Escobar, Cristina Vargas Cademartori
    132-145
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6197
  • Um ensaio inicial: a luta ecológica como fonte de Educação Ambiental não formal da industrialização ao surgimento do movimento ecológico em Rio Grande/RS

    Antonio Carlos Porciuncula Soler, Eugênia Antunes Dias, Francisco Veras Quintanilha
    146-164
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6247
  • Educação Ambiental e Água: os diferentes olhares e perspectivas dentro da gestão pública

    Jessica Prudencio Trujillo Souza, Carolina Messora Bagnolo
    165-182
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6248
  • A representação social de meio ambiente como ponto de partida para ações de Educação Ambiental uma ocupação irregular como espaço de educação não escolar

    Roberta Soares da Rosa, Karine dos Santos
    183-197
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6249
  • Educação Ambiental crítica em espaço não formal: mapeamento ambiental da região de São Domingos no município de Sumaré/SP

    Áurea Cristina Bastos da Costa Pereira, Maria Guiomar Carneiro Tomazello
    198-216
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6237

Artigos

  • Ensino de Geografia e crise ambiental: representações das águas nos livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental (PNLD - 2014)

    Mariana Recco Cancellier
    217-243
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.5735
  • Os sentidos do discurso da Educação Ambiental no Ensino Técnico nos resumos de dissertações e teses brasileiras

    Leda Belitardo de Oliveira Pereira
    244-257
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6541
  • “Tintas naturais”: extensão Universitária e Educação Ambiental

    Lilian Giacomini Cruz, Camilla da Silva Lima, Gabriela Missae Itihara, Ritielen Maciel Mirandola, Evander dos Santos Sanches, Glaucia Almeida de Morais
    258-274
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.5889
  • Caminhos para a Educação Ambiental através da extensão e da interdisciplinaridade: a experiência do projeto tema em foco

    João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão, Hugo Vinícius Gomes Dutra
    275-292
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6494
  • “Somos produto da natureza”: a “natureza” apresentada pela linha de produtos natura ekos

    Thaís Presa Martins
    293-313
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.5820
  • Environmental perception and activities in environmental education based on socio-ecological resilience

    Mirlaine Rotoly de Freitas, Stella V. B. G. Matias, Renato L. G. Macedo, Nelson Venturin, Matheus Puggina de Freitas
    314-332
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6158
  • Percepção ambiental dos alunos do curso de Gestão Ambiental

    Magaly de Souza Alves, José Cavalcante Lacerda Junior, Mônica Alves de Vasconcelos, Maria Inês Gaspareto Higuchi, Henrique dos Santos Pereira
    333-348
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6521
  • Teatralizando a educação ambiental

    Caroline Araujo de Oliveira, Jacqueline Shirley Santos, Fernando Paixão Rosa, Viviane da Silva Brito, Talita Moura Fukuoka, Vanessa Aparecida André da Silva, Paulo Renato de Souza, Rodrigo de Oliveira Marcon, Vanessa Aparecida Soares, Debora Ayame Higuchi
    349-367
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6140

Resenhas

  • O Contrato Animal

    Humberto Calloni, Karine Ferreira Sanchez
    368-371
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.5881