“Somos produto da natureza”: a “natureza” apresentada pela linha de produtos natura ekos

Autores

  • Thaís Presa Martins Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.5820

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Pedagogias Culturais, Relação Homem e Natureza, Mídia Publicitária, Consumo “Sustentável”

Resumo

Discursos em prol da “natureza” difundiram-se a partir de 1970, vindo a atuar como potentes diferenciais de vendas pela publicidade. Hoje, a mídia ocupa um papel central na produção de “verdades”, ao (in)formar os sujeitos. Nesta perspectiva, analisei como e de que lugar a linha de produtos Natura Ekos fala sobre a “natureza” para atingir e formar sujeitos consumidores, a partir do vídeo publicitário “Somos Produto da Natureza”. O estudo pautou-se por ferramentas teórico-metodológicas dos Estudos Culturais, em suas vertentes pós-estruturalistas. A meu ver, o anúncio ensina os consumidores socioambientalmente “corretos”, construindo o entendimento de que os mesmos são produto da “natureza”, de que os produtos Ekos também são esta “natureza” e de que, portanto, adquirir e consumir os produtos Natura Ekos é pertencer a esta “natureza” veiculada – que deve ser buscada e cuidada por meio do consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Presa Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bióloga pela PUCRS, Especialista em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente pela PUCRS e Mestra em Educação em Ciências pela UFRGS.

Downloads

Publicado

2018-01-02

Como Citar

Martins, T. P. (2018). “Somos produto da natureza”: a “natureza” apresentada pela linha de produtos natura ekos. Ambiente &Amp; Educação, 22(1), 293–313. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.5820

Edição

Seção

Artigos