A (re)conexão entre homem e “natureza”: natura ekos constituindo consumidores “sustentáveis”

Autores

  • Thaís Presa Martins Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Nádia Geisa Silveira de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Pedagogias Culturais, Relação Homem e Natureza, Mídia Publicitária, Sustentabilidade

Resumo

Hoje, a visão biocêntrica de “natureza”, que vê o homem como parte integrante da mesma, é utilizada como estratégia de vendas pela publicidade – uma das instâncias sociais mais implicadas na constituição dos sujeitos. Nesta direção, analisou-se como a linha de produtos Natura Ekos fala sobre a conexão entre homem e “natureza” com a finalidade de constituir consumidores e de (re)criar uma identificação entre os valores dos mesmos e de seus produtos, a partir do vídeo publicitário “Making Of - Natura Ekos & Emma Hack”. O estudo pautou-se pelo campo dos Estudos Culturais, em suas vertentes pós-estruturalistas. A campanha ensina aos indivíduos que Ekos é a conexão entre homem e “natureza”, vendendo a ideia de que seus produtos são “naturais” e “sustentáveis” e de que adquirir os mesmos é religar-se à sua “natureza”, à sua essência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Presa Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bióloga pela PUCRS, Especialista em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente pela PUCRS e Mestra em Educação em Ciências pela UFRGS. Atualmente, é aluna especial pelo pelo PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS.

Nádia Geisa Silveira de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Bióloga pela UFRGS, Mestra e Doutora em Ciências Biológicas: Bioquímica pela UFRGS. Atualmente, é Profa. Dra. aposentada convidada pelo PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS.

Downloads

Publicado

2016-11-04

Como Citar

Martins, T. P., & Souza, N. G. S. de. (2016). A (re)conexão entre homem e “natureza”: natura ekos constituindo consumidores “sustentáveis”. Ambiente &Amp; Educação, 21(1), 129–151. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/6036

Edição

Seção

Dossiê Temático Fundamentos da Educação Ambiental