A EA no contexto amazônico/acreano
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.17893Palavras-chave:
Educação ambiental, Sustentabilidade, Povos tradicionais, Conservação ambientalResumo
Environmental education in the amazonian context of Acre
A educação ambiental surge da necessidade de consciência da realidade global e, a partir deste ponto, melhora a relação entre o homem e o meio em que se está inserido. Esta pesquisa busca refletir sobre a complexidade da educação ambiental no contexto amazônico/acreano, levando em consideração as especificidades de uma região tão diversa que é a casa de muitos povos tradicionais, seus descendentes e de inúmeros imigrantes que escolheram o Norte do Brasil para viver. É uma pesquisa de abordagem qualitativa em que utilizamos a entrevista semiestruturada com profissionais que atuam em atividades relacionadas à sustentabilidade no município de Cruzeiro do Sul/AC, Brasil. Observa-se que a educação ambiental é necessária nos diversos espaços de atuação humana no sentido de difundir conhecimentos e pesquisas que sinalizem a preservação dos ecossistemas como garantia de sustentabilidade, de melhores condições de vida e futuro das gerações.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2013.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 28 abr. 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 06 ago. 2023.
CESAR, Ary Gustavo da Silva; PONTAROLO, Edilson. Educação ambiental em uma abordagem interdisciplinar: análise no curso de pós-graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR, Campus Pato Branco. Revista Ambiente & Educação, v. 28, n. 2, dez. 2023.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SOUZA, Camila Campêlo de; KISTEMACHER, Dilmas. Educação ambiental não-formal: gestão municipal e percepção socioambiental no município de Codó (MA). Revista Ambiente & Educação, v. 28, n. 2, dez. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Flávia Letícia de Lima Rocha , Maria Aldecy Rodrigues de Lima, Ezaul Evaristo da Silva Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.