Educação Ambiental crítica em espaço não formal: mapeamento ambiental da região de São Domingos no município de Sumaré/SP

Áurea Cristina Bastos da Costa Pereira, Maria Guiomar Carneiro Tomazello

Resumo


Este trabalho é resultante de uma pesquisa-ação participativa realizada em uma região de Sumaré/SP que congrega vários bairros de baixa renda, com os moradores vivendo em situação de risco. Por meio da construção de um mapeamento ambiental, discutiram-se questões do e no cotidiano com os adolescentes, moradores dessas localidades, atendidos por uma ONG local. O objetivo foi problematizar a realidade de forma a instrumentalizá-los para o enfrentamento dos problemas socioambientais, identificados no desenrolar da pesquisa, para que estes deixem de ser naturalizados por eles e passem a ser compreendidos como o produto de determinadas formas de organização social e considerados em seu contexto sócio-histórico.

Palavras-chave


mapeamento ambiental; educação ambiental crítica, educação ambiental não formal; pesquisa-ação participativa

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DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6237

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