Teatralizando a educação ambiental

Autores

  • Caroline Araujo de Oliveira IFSP - campus Suzano
  • Jacqueline Shirley Santos IFSP - campus Suzano
  • Fernando Paixão Rosa IFSP - campus Suzano
  • Viviane da Silva Brito IFSP - campus Suzano
  • Talita Moura Fukuoka IFSP - campus Suzano
  • Vanessa Aparecida André da Silva IFSP - campus Suzano
  • Paulo Renato de Souza IFSP - campus Suzano
  • Rodrigo de Oliveira Marcon IFSP - campus Suzano
  • Vanessa Aparecida Soares IFSP - campus Suzano
  • Debora Ayame Higuchi IFSP - campus Suzano

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6140

Palavras-chave:

Educação ambiental, Teatro, Ensino de Ciências.

Resumo

A educação ambiental pode ser considerada por toda ação educativa que contribui para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente, aptos também a tomar decisões coletivas necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Uma das formas de ter a ação de extensão é por meio de projetos com caráter educativo. O presente artigo considera que atividades lúdicas, em especial o teatro, possa contribuir para uma educação ambiental mais significativa, promovendo a prática e a reflexão crítica, com o intuito de desenvolver cidadãos capazes de conceber uma responsabilidade ambiental. Esta proposta une o ensino de ciências com a realização de experimentos químicos à expressão teatral na busca da valorização dos conceitos aprendidos. O teatro foi apresentado ao ensino fundamental II na rede pública e a validação da pesquisa foi realizada com aplicação de questionários pré e pós apresentação, abordando temas relacionados com a responsabilidade socioambiental. Os resultados coletados corroboram com outros autores, demonstrando que a prática do teatro é uma ferramenta educacional, favorecendo assimilação de conceitos e neste caso, auxiliando na conscientização ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-01-02

Como Citar

Oliveira, C. A. de, Santos, J. S., Rosa, F. P., Brito, V. da S., Fukuoka, T. M., Silva, V. A. A. da, Souza, P. R. de, Marcon, R. de O., Soares, V. A., & Higuchi, D. A. (2018). Teatralizando a educação ambiental. Ambiente &Amp; Educação, 22(1), 349–367. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6140

Edição

Seção

Artigos