Teatralizando a educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6140Palavras-chave:
Educação ambiental, Teatro, Ensino de Ciências.Resumo
A educação ambiental pode ser considerada por toda ação educativa que contribui para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente, aptos também a tomar decisões coletivas necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Uma das formas de ter a ação de extensão é por meio de projetos com caráter educativo. O presente artigo considera que atividades lúdicas, em especial o teatro, possa contribuir para uma educação ambiental mais significativa, promovendo a prática e a reflexão crítica, com o intuito de desenvolver cidadãos capazes de conceber uma responsabilidade ambiental. Esta proposta une o ensino de ciências com a realização de experimentos químicos à expressão teatral na busca da valorização dos conceitos aprendidos. O teatro foi apresentado ao ensino fundamental II na rede pública e a validação da pesquisa foi realizada com aplicação de questionários pré e pós apresentação, abordando temas relacionados com a responsabilidade socioambiental. Os resultados coletados corroboram com outros autores, demonstrando que a prática do teatro é uma ferramenta educacional, favorecendo assimilação de conceitos e neste caso, auxiliando na conscientização ambiental.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-01-02
Como Citar
Oliveira, C. A. de, Santos, J. S., Rosa, F. P., Brito, V. da S., Fukuoka, T. M., Silva, V. A. A. da, … Higuchi, D. A. (2018). Teatralizando a educação ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 22(1), 349–367. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6140
Edição
Seção
Artigos