Teatralizando a educação ambiental

Caroline Araujo de Oliveira, Jacqueline Shirley Santos, Fernando Paixão Rosa, Viviane da Silva Brito, Talita Moura Fukuoka, Vanessa Aparecida André da Silva, Paulo Renato de Souza, Rodrigo de Oliveira Marcon, Vanessa Aparecida Soares, Debora Ayame Higuchi

Resumo


A educação ambiental pode ser considerada por toda ação educativa que contribui para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente, aptos também a tomar decisões coletivas necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Uma das formas de ter a ação de extensão é por meio de projetos com caráter educativo. O presente artigo considera que atividades lúdicas, em especial o teatro, possa contribuir para uma educação ambiental mais significativa, promovendo a prática e a reflexão crítica, com o intuito de desenvolver cidadãos capazes de conceber uma responsabilidade ambiental. Esta proposta une o ensino de ciências com a realização de experimentos químicos à expressão teatral na busca da valorização dos conceitos aprendidos. O teatro foi apresentado ao ensino fundamental II na rede pública e a validação da pesquisa foi realizada com aplicação de questionários pré e pós apresentação, abordando temas relacionados com a responsabilidade socioambiental. Os resultados coletados corroboram com outros autores, demonstrando que a prática do teatro é uma ferramenta educacional, favorecendo assimilação de conceitos e neste caso, auxiliando na conscientização ambiental.

Palavras-chave


Educação ambiental; Teatro; Ensino de Ciências.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6140

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Flag Counter