A representação social de meio ambiente como ponto de partida para ações de Educação Ambiental uma ocupação irregular como espaço de educação não escolar
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6249Palavras-chave:
educação ambiental, representação, educação não escolarResumo
Este artigo trata de estudo a respeito da representação social de meio ambiente presente entre os moradores de ocupações irregulares de periferia urbana. O objetivo foi diagnosticar a representação social de Meio Ambiente sob a ótica dos moradores da Vila Santo André no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com a finalidade de orientar as ações de Educação Ambiental realizadas no âmbito não escolar dentro programa “Consumo Responsável II” do Departamento Municipal de Água e Esgoto – DMAE. O investimento em um processo de análise e interpretação das representações sociais constitui estratégia pedagógica a ser considerada na elaboração de propostas de intervenção junto a determinados grupos. A análise aqui proposta revelou outros temas que não estavam previstos nos planos de trabalho. Além disso, refletiu no alcance do objetivo inicial do projeto que era fortalecer a participação dos sujeitos nos processos de organização comunitária, tanto para a manutenção das conquistas de infraestrutura, quando para o investimento coletivo na busca por outras demandas.Downloads
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Publicado
2018-01-02
Como Citar
Rosa, R. S. da, & Santos, K. dos. (2018). A representação social de meio ambiente como ponto de partida para ações de Educação Ambiental uma ocupação irregular como espaço de educação não escolar. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 22(1), 183–197. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6249
Edição
Seção
Dossiê Temático Educação Ambiental Não Formal