Educação Estético-Ambiental e Educação Física

corpos no contexto escolar

Autores

  • Danielle Müller de Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense https://orcid.org/0000-0002-4952-7570
  • Elisabeth Brandão Schmidt Universidade Federal do Rio Grande- FURG
  • Fabiana Celente Montiel Instituto Federal Sul-rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.14250

Palavras-chave:

Educação Estético-Ambiental, Educação Física, Corpo, Escola

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar a percepção dos/as participantes de um grupo de pesquisa a respeito da relação entre a Educação Estético-Ambiental (EEA) e a Educação Física (EF). Para a produção dos dados foi disponibilizado um formulário on-line aos/às integrantes do grupo no qual foi solicitada a inserção de uma imagem que expressasse as possibilidades de relação entre a EEA e a EF. As imagens, interpretadas e descritas, foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados sinalizam para a estreita relação entre a EEA e a EF no sentido da promoção da educação integral dos sujeitos onde, por meio de práticas pedagógicas problematizadoras, ampliam-se as possibilidades do desenvolvimento da criticidade, da autonomia, da sensibilidade e da criatividade.

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Biografia do Autor

Danielle Müller de Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Doutora em Educação Ambiental pelo PPGEA/FURG. Mestre em Educação Física pela ESEF/UFPel. Especialista em Educação Física, Corpo e Qualidade de Vida pela ESEF/UFPel. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela ESEF/UFPel. Professora da EBTT no IFSul/CaVG e da Especialização em Esporte Escolar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos do IFSul/Pelotas. Pesquisadora do grupo CEAMECIM- Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática. Desenvolve pesquisas no campo da Educação, Educação Física, Educação Ambiental e Educação Estético-Ambiental.

Elisabeth Brandão Schmidt, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Doutora em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha (2000), com título revalidado pela UFRGS; pós-doutorado desenvolvido na Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha (2008); especialista em Alfabetização. Professora Titular aposentada e atua como professora colaboradora na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É Vice-líder dos Grupos de Pesquisa CEAMECIM - Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática/CNPq e do PhotoGraphein -CNPq.

Fabiana Celente Montiel, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Doutora em Educação Física pela UFPel. Professora de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Pelotas. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física e Educação – GPEFE/UFPel e do Grupo de Pesquisas Estudos Marxistas em Educação - EM_Edu/IFSul. Vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEFEsc/IFSul.

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

Müller de Andrade, D., Brandão Schmidt, E., & Celente Montiel, F. . (2022). Educação Estético-Ambiental e Educação Física: corpos no contexto escolar. Ambiente &Amp; Educação, 27(1), 1–26. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.14250

Edição

Seção

Educación Estético-Ambiental (EEA): fundamentos, saberes y práctica