Educação Estético-Ambiental e Educação Física

corpos no contexto escolar

Authors

  • Danielle Müller de Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense https://orcid.org/0000-0002-4952-7570
  • Elisabeth Brandão Schmidt Universidade Federal do Rio Grande- FURG
  • Fabiana Celente Montiel Instituto Federal Sul-rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.14250

Keywords:

Educação Estético-Ambiental, Educação Física, Corpo, Escola

Abstract

O artigo tem como objetivo apresentar a percepção dos/as participantes de um grupo de pesquisa a respeito da relação entre a Educação Estético-Ambiental (EEA) e a Educação Física (EF). Para a produção dos dados foi disponibilizado um formulário on-line aos/às integrantes do grupo no qual foi solicitada a inserção de uma imagem que expressasse as possibilidades de relação entre a EEA e a EF. As imagens, interpretadas e descritas, foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados sinalizam para a estreita relação entre a EEA e a EF no sentido da promoção da educação integral dos sujeitos onde, por meio de práticas pedagógicas problematizadoras, ampliam-se as possibilidades do desenvolvimento da criticidade, da autonomia, da sensibilidade e da criatividade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Danielle Müller de Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Doutora em Educação Ambiental pelo PPGEA/FURG. Mestre em Educação Física pela ESEF/UFPel. Especialista em Educação Física, Corpo e Qualidade de Vida pela ESEF/UFPel. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela ESEF/UFPel. Professora da EBTT no IFSul/CaVG e da Especialização em Esporte Escolar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos do IFSul/Pelotas. Pesquisadora do grupo CEAMECIM- Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática. Desenvolve pesquisas no campo da Educação, Educação Física, Educação Ambiental e Educação Estético-Ambiental.

Elisabeth Brandão Schmidt, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Doutora em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha (2000), com título revalidado pela UFRGS; pós-doutorado desenvolvido na Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha (2008); especialista em Alfabetização. Professora Titular aposentada e atua como professora colaboradora na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É Vice-líder dos Grupos de Pesquisa CEAMECIM - Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática/CNPq e do PhotoGraphein -CNPq.

Fabiana Celente Montiel, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Doutora em Educação Física pela UFPel. Professora de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Pelotas. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física e Educação – GPEFE/UFPel e do Grupo de Pesquisas Estudos Marxistas em Educação - EM_Edu/IFSul. Vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEFEsc/IFSul.

References

ALVAREZ, Lurima Estevez; SCHMIDT, Elisabeth Brandão; ESTÉVEZ, Pablo René. La educación estético-ambiental como un imperativo de la educación en las condiciones de la crisis socio-ambiental contemporánea. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 34, n. 1, p. 186-200, maio 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6627/4459. Acesso em: 02 ago. 2018.

ANDRADE, Danielle Müller de. Cúpula Geodésica: um lugar potencializador da Educação Estético-Ambiental. Orientadora: Elisabeth Brandão Schmidt. 2021. 180f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental). Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996.

CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. Campinas: Papirus, 1988.

CORTES, Didier Fernando Gaviria; OLIVA, Francisco Javier Castejón. Desarrollo de valores y actitudes a través de la clase de educación física. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p.251-262, jan./mar. 2016.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

DUARTE JR., João Francisco. Fundamentos da educação estética. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1988.

DUARTE JR., João Francisco. O sentido dos sentidos. A educação (do) sensível. 3.ed. Curitiba: Criar edições, 2004.

ESTÉVEZ, Pablo René. Educar para el bien y la belleza. Rio Grande, RS: Editora da FURG, 2011.

ESTÉVEZ, Pablo René. Enseñar a sentir. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 2015.

ESTÉVEZ, Pablo René. La alternativa estética en la educación liberadora. La Habana: Editora Política, 2012.

ESTÉVEZ, Pablo René; ALVAREZ, Lurima Estevez. La transdisciplinariedad en la educación. Educar en valores. Educación Estético-Ambiental. La Edad de Oro. Rio Grande, RS: Editora da FURG, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KUNZ, Eleonor. Educação Física: ensino e mudanças. Ijuí: UNIJUÍ, 2001a.

KUNZ, Eleonor. Esporte: uma abordagem com a fenomenologia. In: STIGGER, Marco Paulo; LOVISOLO, Hugo (org.). Esporte de rendimento e esporte na escola. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

KUNZ, Eleonor. Fundamentos normativos para as mudanças no pensamento pedagógico em Educação Física no Brasil. In: CAPARRÓZ, Francisco Eduardo (org.). Educação Física escolar: política, investigação e intervenção. Vitória, ES: Proteoria, 2001b.

KUNZ, Eleonor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 6. ed. Ijuí: Unijuí, 2004.

MONTIEL, Fabiana Celente. A Educação Física no Instituto Federal Sul-rio-grandense: desenvolvimento da autonomia do(a) educando(a). Orientadora: Mariângela da Rosa Afonso. 2019. 199 p. Tese (Doutorado em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.

MONTIEL, Fabiana Celente; MARCHAND, Simone de Araújo Spotorno; AFONSO, Mariângela da Rosa. Contribuições das aulas de Educação Física na formação do/a estudante de Ensino Médio Integrado. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 6, n. 1, p. e006, 2021. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/966. Acesso em: 22 abr. 2021.

MONTIEL, Fabiana Celente; AFONSO, Mariângela da Rosa; SANTOS, Leontine Lima dos; SILVA, Patrícia da Rosa Louzada da. Ética, autonomia e pensamento crítico nas aulas de Educação Física no ensino médio. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 58, p. 1-21, maio 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56991. Acesso em: 22 abr. 2021.

MORAES, Maria Cândida; NAVAS, José Miguel Batalloso (colab.). Transdisciplinaridade, criatividade e educação: Fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas, SP: Papirus, 2015.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução: Lucia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

ROSSETO JUNIOR, Adriano José. Projeto Rede Multiplicadores de Esporte Educacional. In: ROSSETO JUNIOR, Adriano José et al. (org.). Esporte educacional: a experiência do centro de referência esportiva de Rio Grande. Florianópolis: Insular, 2015.

SILVA, Marcos Antonio da. Uma abordagem crítica do conteúdo esporte nas aulas de Educação Física no Ensino Médio Integrado. Orientador: José Pereira de Melo. 2014. 111f. Dissertação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2014.

SILVEIRA, Wagner Terra; FREITAS, Diana Paula Salomão de; ESTÉVEZ, Pablo René. O que é a Educação Estético-Ambiental? In: FREITAS, Diana Paula Salomão de; BRIZOLLA, Francéle; MELLO, Elena Maria Billig; OLIVEIRA, Nara Rosane Machado de (org.). Experiências didático-pedagógicas com educação estético-ambiental na formação acadêmico-profissional. 1. ed. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2020. Disponível em: http://e-books.contato.site/ambiental. Acesso em: 10 ago. 2020.

SOARES, Carmem Lúcia; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke; VARJAL, Elizabeth; CASTELLANI FILHO, Lino; ESCOBAR, Micheli Ortega; BRACHT, Valter. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

SOUZA FILHO, Moyses de. Em busca de novas territorialidades pedagógicas para a Educação Física no Ensino Médio Integrado: uma perspectiva pós-crítica. Orientador: José Pereira de Melo. 2014. 365 f. Tese. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.

TAVARES, Cláudia Moraes Silveira et al. Estética e Educação Ambiental no paradigma da complexidade. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 4, n. 1, p. 177-193, 2009. Disponível em: http://www.repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/1414/Est%C3%A9tica%20e%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Ambiental%20no%20paradigma%20da%20complexidade.pdf?sequence=1. Acesso em: 5 out. 2018.

Published

2022-08-03

How to Cite

Müller de Andrade, D., Brandão Schmidt, E., & Celente Montiel, F. . (2022). Educação Estético-Ambiental e Educação Física: corpos no contexto escolar. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(1), 1–26. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.14250

Issue

Section

Educación Estético-Ambiental (EEA): fundamentos, saberes y práctica