Environmental perception and activities in environmental education based on socio-ecological resilience

Autores

  • Mirlaine Rotoly de Freitas Universidade Federal de Lavras
  • Stella V. B. G. Matias
  • Renato L. G. Macedo Universidade Federal de Lavras
  • Nelson Venturin Universidade Federal de Lavras
  • Matheus Puggina de Freitas Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6158

Palavras-chave:

environmental perception, pro-environmental actions, educational methodology, socio-ecological system, resilience thinking

Resumo

A concepção de ambiente para estudantes da educação básica e ensino médio foi obtida a partir da análise da percepção ambiental baseada em desenhos, enquanto as ações pró-ambientais mais importantes apontadas pelos estudantes foram capturadas por meio de um survey. Os dados de percepção ambiental e o nível das ações pró-ambientais foram correlacionados usando análise por componentes principais. A hipótese de que ações pró-ambientais significativas estão relacionadas com o nível de percepção ambiental foi confirmada. Portanto, atividades de ensino em educação ambiental baseada em resiliência sócio-ecológica são propostas para melhorar a percepção ambiental de estudantes e, consequentemente, conduzir a ações pró-ambientais efetivas.

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Biografia do Autor

Mirlaine Rotoly de Freitas, Universidade Federal de Lavras

Bacharel e licenciada em Geografia pela UNESP - Rio Claro Mestre em Ciências Florestais pela UFLA Doutoranda em Ciências Florestais (Manejo Ambiental) pela UFLA

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Publicado

2018-01-02

Como Citar

Freitas, M. R. de, Matias, S. V. B. G., Macedo, R. L. G., Venturin, N., & Freitas, M. P. de. (2018). Environmental perception and activities in environmental education based on socio-ecological resilience. Ambiente &Amp; Educação, 22(1), 314–332. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6158

Edição

Seção

Artigos