Possíveis impactos da interação Educação Ambiental-Agroecologia como função socioeducativa para a Saúde Coletiv

Possible impacts of the interaction of EA-Agroecology, as a socio-educational function, for Collective Health

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18396

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Método Interdisciplinar, Sistema Agroalimentar, Saúde

Resumo

Possible impacts of the interaction between Environmental Education and Agroecology as a socio-educational function for collective health

Em consequência das crises socioambiental, agroalimentar e sanitária, emerge a interação das temáticas de Educação Ambiental-Agroecologia como função socioeducativa para a Saúde Coletiva na atualidade brasileira. O estudo tem como objetivo apresentar contextualmente as possibilidades socioeducativas para a saúde coletiva a partir da interação das áreas de Educação Ambiental, Agroecologia e Saúde. O estudo se caracteriza por um processo analítico teórico-conceitual e encontra-se embasado em um processo investigativo da literatura científica publicada nas áreas estudadas. Os aspectos conclusivos demonstram, por meio do diálogo multidisciplinar, as possibilidades de promoção da qualidade na dieta alimentar e minimização das doenças; desenvolvimento socioeconômico da agricultura familiar e local, efetivado por trabalhadores através do exercício da autonomia e como agentes sociais na superação da racionalidade econômica e na abertura para novos saberes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cinara Menegotto Cavalheiro Karam, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Pós-doutorado em Ciências Agrárias (Agroecologia) (PPGCAG/UFPB). Pós-Doutorado em Educação Ambiental (PPGEA-FURG). Doutorado em Educação Ambiental (PPGEA-FURG). Mestrado em Educação Ambiental (PPGEA-FURG). Graduação em Medicina (UCPEL).

Fillipe Silveira Marini, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

 Professor Associado III do Departamento de Geociências (DGEOC) do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) (UFPB). Graduado em Agronomia (UFV) e Agroecólogo, Mestrado e Doutorado em Produção Vegetal (UENF - Darcy Ribeiro) e Pós-doutorado PRODOC/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo CCA/UFPB

Alexandre Macedo Pereira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Departamento de Habilitações Pedagógicas/Centro de Educação. Pós-doutorado em Linguística (PROLING/UFPB), Doutorado em Educação Ambiental (PPGEA/FURG), Mestrado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDA/UFPA). Pedagogo (UNEB) e Bacharel em Direito.

Referências

ANTUNES, André. Agroecologia, uma questão de saúde – Movimentos sociais, sanitaristas e organizações internacionais apontam as contradições do atual sistema agroalimentar, produtor de doença e injustiça social. EcoDebate, 7 dez. 2018. Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2018/12/07/agroecologia-ganha-importancia-no-debate-sobre-o-que-fazer-para-superar-o-modelo-da-revolucao-verde/. Acesso em: 31 out. 2024.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGROECOLOGIA (ABA). Estatuto da Associação Brasileira de Agroecologia. Rio de Janeiro: ABA-Agroecologia, 2015. 12p. Disponível em: https://aba-agroecologia.org.br/estatuto-aba-agroecologia/. Acesso em: 1° nov. 2024.

AZEVEDO, Elaine de; PELICIONI, Maria Cecília Focesi. Promoção da saúde, Sustentabilidade e Agroecologia: uma discussão intersetorial. Saúde Soc. São Paulo, v. 20, n. 3, p.715-729, set. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902011000300016.

BOMBARDI, Larissa Mies. Agrotóxicos e colonialismo químico. São Paulo: Elefante, 2023. 108p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Relatório Nacional de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos: Agrotóxicos na ótica do Sistema Único de Saúde, vol. 1, tomo 2. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2018. 191p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relatorio_nacional_vigilancia_populacoes_expostas_agrotoxicos.pdf. Acesso em: 1° nov. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico. Intoxicações exógenas por agrotóxicos no Brasil – 2013 a 2022, vol. 54, n. 12. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2023. 11p. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/edicoes/2023/boletim-epidemiologico-volume-54-no-12. Acesso em: 1° nov. 2024.

CAPORAL, Francisco Roberto; COSTABEBER, José Antônio. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. 24p. Brasília: MDA/SAF/DATTER-IICA, 2004.

CARNEIRO, Fernando Ferreira; AUGUSTO, Lia Giraldo da Silva; RIGOTTO, Raquel Maria; FRIEDRICH, Karen; BÚRIGO, André Campos (Org.). Dossiê ABRASCO – Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. São Paulo: Expressão Popular, 2015. 624p. Disponível em: https://abrasco.org.br/download/dossie-abrasco-um-alerta-sobre-os-impactos-dos-agrotoxicos-na-saude/. Acesso em: 31 out. 2024.

CORADIN, Cristiane; FIGUEIREDO, Mateus Caldeira; MORENO, Ximena; TRAJANO, Marcos; MAGALHÃES, Cristiane Rosa. Transversalidade: Saúde e Agroecologia. Revista Brasileira de Agroecologia, Brasília, v.18, n.5, p.659-685, 2023. DOI: https://doi.org/10.33240/rba.v18i5.51347.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA (Embrapa). Marco referencial em agroecologia. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2006. 70p. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/107364/marco-referencial-em-agroecologia. Acesso em: 1° nov. 2024.

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (INCA). Agrotóxico. Ministério da Saúde, 20 maio 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/exposicao-no-trabalho-e-no-ambiente/agrotoxico. Acesso em: 31 out. 2024.

LAYRARGUES, P. P. Manifesto por uma Educação Ambiental indisciplinada. Ensino, Saúde e Ambiente. Niterói, número especial, p.44-88, junho 2020. DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40204.

LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa Lima. As macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade. São Paulo, v. XVII, n. 1, p.23-40, jan.-mar, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 out. 2024.

LEFF, Enrique. Racionalidade ambiental: a reapropriação social da natureza. Rio de Janeiro:

Civilização Brasileira, 2006. 535p.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Complexidade e Dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p.131-152, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.conhecer.org.br/download/EDUCACAO%20AMBIENTAL/Leitura%202.pdf. Acesso em: 31 out. 2024.

MADEIRA, Carlos Guilherme; LIMA, Carolini Vaz; LIMA, Daniel Vaz; OLIVEIRA, Patrícia da Cruz. Educação Ambiental: a Agroecologia como instrumento de efetivação do pensamento ecológico. s/d. p.1-16 Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/373/2019/06/Carlos-Guilherme-Madeira.pdf. Acesso em: 31 out. 2024.

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Tradução de Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulma, 2005. 120 p.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL (NUB). OMS lista seis motivos para um meio ambiente saudável ser um direito humano. Nações Unidas Brasil, maio 2021. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/126818-oms-lista-seis-motivos-para-um-meio-ambiente-saud%C3%A1vel-ser-um-direito-humano. Acesso em: 18 ago. 2024.

PADOVAN, Milton Parron. Agroecologia, Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Local e Regional Sustentável. Open Science Research IX, v. 9, p.1372-1394, 2022. DOI: https://doi.org/10.37885/221211258.

PAULA, Natália Ferreira de; BEZERRA, Islandia; PAULA, Nilson Maciel. Saúde coletiva e agroecologia: necessárias conexões para materializar sistemas alimentares sustentáveis e saudáveis. Saúde Debate. Rio de Janeiro, v. 46, n. especial 2, p.262-276, jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-11042022E218.

QUEIROZ, Paulo Roberto; GUEDES, Ana Patrícia Ferreira de Azevedo ALMEIDA, Anak Targino de; QUEIROZ, Bárbara Teixeira; MACÊDO, Laíza Cláudia Barbosa de; PORTELA, Larissa Araujo; FONSECA, Lebian Marcelle da Silveira Melo. Intoxicações humanas por agrotóxicos de uso agrícola no Brasil: uma análise a partir da produtividade agrícola. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, Trem (Macapá), v. 5, n. 5, p.1794-1816, out. 2023. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n5p1794-1816.

RIGOTTO, Raquel Maria; AUGUSTO, Lia Giraldo da Silva. Saúde e ambiente no Brasil: desenvolvimento, território e iniqüidade social. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, n. 23, supl. 4, p.S475-S501, 2007. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csp/2007.v23suppl4/S475-S485. Acesso em: 31 out. 2024.

RUSCHEL, René. Número de mortes e doenças causadas por agrotóxicos está subestimado, diz pesquisadora. Carta Capital, out. 2019. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/numero-de-mortes-e-doencas-causadas-por-agrotoxicos-esta-subestimado-diz-pesquisadora/. Acesso em: 31 out. 2024.

SANTOS, Florisvaldo Cavalcanti dos; AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de; SANTOS, Maria Herbênia Lima Cruz; SANTOS, Emanuel Ernesto Fernandes; ALMEIDA, Maria do Socorro Pereira de. A Educação Ambiental do campo como ferramenta de valorização da agroecologia. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), São Paulo. v. 18, n. 5, p.115-128, 2023. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14750.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

Karam, C. M. C., Marini, F. S., & Pereira, A. M. (2025). Possíveis impactos da interação Educação Ambiental-Agroecologia como função socioeducativa para a Saúde Coletiv: Possible impacts of the interaction of EA-Agroecology, as a socio-educational function, for Collective Health. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 30(1), 1–22. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18396

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.