Percepção Ambiental de Estudantes do Ensino Fundamental sobre Impactos Ambientais em uma Escola Rural de Angelim-PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17072

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Percepção Infantil, Consciência Ecológica, Participação Cidadã

Resumo

Environmental Perception of Elementary School Students on Environmental Impacts in a Rural School in Angelim-PE

A percepção ambiental dos estudantes do ensino fundamental é um fator determinante na interação e compreensão do meio ambiente. Além disso, em escolas rurais, essa percepção ganha contornos ainda mais nítidos devido à proximidade constante com a natureza. Nesse contexto, esta pesquisa objetivou explorar a percepção ambiental dos alunos e identificar suas atitudes diante dos impactos ambientais. Para isso, utilizou-se uma abordagem mista (qualitativa/quantitativa), com dinâmicas que enfocam as relações emocionais das crianças com o ambiente, como a “Batata-quente” e “Dinâmica Emotions”. Por meio das dinâmicas, revelou-se a sensibilidade das crianças às questões ambientais e a importância da participação cidadã infantil. Finalmente, a pesquisa evidenciou a diversidade de percepções ambientais entre os alunos, influenciadas por fatores culturais, sociais e educacionais.

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Biografia do Autor

Lucas Neves de Melo, Universidade de Pernambuco (UPE)

Mestre em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental (PPGSDS) pela Universidade de Pernambuco (UPE). Possuo graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, também pela UPE. Além disso, sou especialista em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, título conferido pela Faculdade Iguaçu (FI). Professor efetivo pela Rede Estadual de Ensino de Pernambuco SEE/PE.

Rosângela Estevão Alves Falcão, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutora em Biociência Animal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE). Professora e pesquisadora no programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental (PPGSDS).

Tarcia Regina da Silva, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atuo como Professora Associada e Livre Docente na Universidade de Pernambuco (UPE), onde também sou pesquisadora ativa no programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental (PPGSDS).

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Neves de Melo, L., Falcão, R. E. A., & da Silva, T. R. (2025). Percepção Ambiental de Estudantes do Ensino Fundamental sobre Impactos Ambientais em uma Escola Rural de Angelim-PE. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 30(1), 1–16. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17072

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