Percepção Ambiental de Estudantes do Ensino Fundamental sobre Impactos Ambientais em uma Escola Rural de Angelim-PE
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17072Palavras-chave:
Educação Ambiental, Percepção Infantil, Consciência Ecológica, Participação CidadãResumo
Environmental Perception of Elementary School Students on Environmental Impacts in a Rural School in Angelim-PE
A percepção ambiental dos estudantes do ensino fundamental é um fator determinante na interação e compreensão do meio ambiente. Além disso, em escolas rurais, essa percepção ganha contornos ainda mais nítidos devido à proximidade constante com a natureza. Nesse contexto, esta pesquisa objetivou explorar a percepção ambiental dos alunos e identificar suas atitudes diante dos impactos ambientais. Para isso, utilizou-se uma abordagem mista (qualitativa/quantitativa), com dinâmicas que enfocam as relações emocionais das crianças com o ambiente, como a “Batata-quente” e “Dinâmica Emotions”. Por meio das dinâmicas, revelou-se a sensibilidade das crianças às questões ambientais e a importância da participação cidadã infantil. Finalmente, a pesquisa evidenciou a diversidade de percepções ambientais entre os alunos, influenciadas por fatores culturais, sociais e educacionais.
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