Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
reflexões e diálogos para práticas de Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.18175Palavras-chave:
Educação Infantil, Educação Ambiental, Desenvolvimento InfantilResumo
National Curricular Guidelines for Early Childhood Education: reflections and dialogues for Environmental Education practices
Este estudo teve como objetivo identificar como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) são implementadas a partir de práticas de educação ambiental nas escolas. A análise documental baseada nas DCNEI, buscou verificar elementos relacionados à interação criança-natureza, por meio da identificação e problematização de termos associados a essa relação. Os resultados obtidos estão alinhados à proposta inicial, com a identificação de referências nas DCNEI que abordam possibilidades de práticas de educação ambiental nas escolas, além da discussão teórica que orienta a Educação Ambiental como um tema transversal na Educação Infantil. As DCNEI destacam a importância do contato das crianças com a natureza e a cultura, bem como a necessidade de as escolas planejarem ambientes que favoreçam essas interações, contudo, ainda é preciso avançar com estratégias mais eficazes para o fortalecimento dessas relações e do usufruto de seus benefícios para o desenvolvimento da criança.
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