Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

reflexões e diálogos para práticas de Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.18175

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Ambiental, Desenvolvimento Infantil

Resumo

National Curricular Guidelines for Early Childhood Education: reflections and dialogues for Environmental Education practices

Este estudo teve como objetivo identificar como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) são implementadas a partir de práticas de educação ambiental nas escolas. A análise documental baseada nas DCNEI, buscou verificar elementos relacionados à interação criança-natureza, por meio da identificação e problematização de termos associados a essa relação. Os resultados obtidos estão alinhados à proposta inicial, com a identificação de referências nas DCNEI que abordam possibilidades de práticas de educação ambiental nas escolas, além da discussão teórica que orienta a Educação Ambiental como um tema transversal na Educação Infantil. As DCNEI destacam a importância do contato das crianças com a natureza e a cultura, bem como a necessidade de as escolas planejarem ambientes que favoreçam essas interações, contudo, ainda é preciso avançar com estratégias mais eficazes para o fortalecimento dessas relações e do usufruto de seus benefícios para o desenvolvimento da criança.

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Biografia do Autor

Walesca Antônia Ferreira Corrêa, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) e Finalista do Curso de Licenciatura em `Pedagogia, ambos da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - 2024/2025. Membro dos grupos de pesquisa "Infância, Crianças e Educação Infantil na Amazônia Brasileira" e "Pessoa, Sociedade e Ambiente na Amazônia".

Dayse da Silva Albuquerque, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação (DTF-FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora em Psicologia Social pela Universidade de Brasília (UnB). Vice-Líder do Laboratório Yandê Kaa Pura (Grupo de Pesquisa Pessoa, Sociedade e Ambiente). Secretaria da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente. Vice-coordenadora do GT de `Psicologia Ambiental da ANPEPP. Atua na pesquisa principalmente com temas que articulem psicologia do desenvolvimento humano, relações pessoa-ambiente e educação ambiental. Contato: daysealbuquerque@ufam.edu.br

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Publicado

2025-02-28

Como Citar

Corrêa, W. A. F., & Albuquerque, D. da S. (2025). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: reflexões e diálogos para práticas de Educação Ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(2), 1–25. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.18175

Edição

Seção

Dossiê Temático - A Educação Ambiental em contextos educacionais formais e não formais: entre saberes e práticas