Um olhar transdisciplinar ao desenvolvimento sustentável no ensino superior

Autores

  • João Bernardes da Rocha Filho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Luciano Racts Claudio da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-5392-3429

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15640

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Transdisciplinaridade, Ensino superior, Sustentabilidade

Resumo

A transdisciplinary look at sustainable development in higher education

Este artigo discute o papel da educação superior frente à globalização econômica e à disseminação irrestrita da informação, considerando a premência do desenvolvimento de atitudes transdisciplinares na população em geral, visando a compatibilizar as necessidades dos habitantes do planeta desde uma perspectiva que contemple a diversidade biológica e cultural, assim como a higidez do meio ambiente. O método utilizado para a escrita deste artigo foi a pesquisa bibliográfica, e considerou a universidade como centro de excelência que reúne um grande número de especialistas e que pode se constituir em um núcleo holístico e transdisciplinar capaz de promover estudos e ações estratégicas na direção da sustentabilidade. Como sugestão, as instituições de ensino superior podem enfatizar os diferentes níveis ou graus de identidade que caracterizam os seres humanos, promovendo uma desidentificação em relação às atitudes egóicas que contribuem para a deterioração do meio ambiente.

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Biografia do Autor

João Bernardes da Rocha Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pós-Doutor em Enseñanza de las Ciencias. Doutor em Engenharia, Metrologia e Instrumentação. Mestre em Educação. Licenciado em Física. Bacharel em Filosofia. Especialista em Psicossomática. Especialista em Psicologia Analítica. Professor da Escola Politécnica da PUCRS e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.

Luciano Racts Claudio da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática. Mestre em Educação em Ciências e Matemática. Licenciado em Física. Professor Assistente da UERGS.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Rocha Filho, J. B. da ., & Silva, L. R. C. da. (2023). Um olhar transdisciplinar ao desenvolvimento sustentável no ensino superior. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(2), 1–16. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15640