Um olhar transdisciplinar ao desenvolvimento sustentável no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15640Keywords:
Educação Ambiental, Transdisciplinaridade, Ensino superior, SustentabilidadeAbstract
A transdisciplinary look at sustainable development in higher education
Este artigo discute o papel da educação superior frente à globalização econômica e à disseminação irrestrita da informação, considerando a premência do desenvolvimento de atitudes transdisciplinares na população em geral, visando a compatibilizar as necessidades dos habitantes do planeta desde uma perspectiva que contemple a diversidade biológica e cultural, assim como a higidez do meio ambiente. O método utilizado para a escrita deste artigo foi a pesquisa bibliográfica, e considerou a universidade como centro de excelência que reúne um grande número de especialistas e que pode se constituir em um núcleo holístico e transdisciplinar capaz de promover estudos e ações estratégicas na direção da sustentabilidade. Como sugestão, as instituições de ensino superior podem enfatizar os diferentes níveis ou graus de identidade que caracterizam os seres humanos, promovendo uma desidentificação em relação às atitudes egóicas que contribuem para a deterioração do meio ambiente.
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